Gente! Estamos aqui em casa passando pela primeira vez pela fase dos dentes moles… jajá irão cair, as crianças esperam ansiosos pela Fada do Dente, mas, como lidar com essa fase?
Quando o Luca percebeu o dente mole ficou super nervoso, bravo, falou que comeu uma maçã e amoleceu o dente dele, que não deveríamos ter dado a maçã dura para ele, rsrsrs. Aí eu expliquei que ele estava virando mocinho e que cair os dentes fazia parte desta fase de mudança, daí por diante ele começou a aceitar e quis mostrar e contar a novidade para todo mundo. Agora está curtindo o dente, cada dia mais mole e pergunta todos os dias sobre a Fada do Dente.
Para mim, a sensação foi de euforia e um pouco de medo, porque gente…o tempo voa! Ele era um bebê até outro dia e agora já está na fase de ficar banguelinho…mas, não deixei transparecer e fui fazendo farra para que ele deixasse o nervoso para trás e curtisse o momento.
Agora então é deixar ele viver o momento e curtir, na cabecinha deles, é a fase de mudança, de deixar de ser bebê e crescer, começar a transformação. Ao cair o primeiro dente, eles mostram para todo mundo, todos orgulhosos que estão banguelos, pois mostram que já estão crescendo.
A Fada do Dente é a personagem lúdica desse momento, ela tem um papel importante. Ela marca o momento de transição da criança e será um dos momentos de antes e depois marcados na vida. A Fada do Dente transforma o momento em magia e emoção, ela trará um presente ou moeda em troca do dente da criança. A criança desenvolve o cognitivo quando são incentivadas ao lúdico, à fantasia.
A criança deve escrever uma carta à Fada do Dente avisando que o dente já mexe e sobre o local exato da casa e onde se encontra o travesseiro/ almofada para deixar o presente.
Para a família, celebrar a Fada do Dente é a maneira de expressar a alegria de ver que a criança está crescida.
Papais, cuidado com o tamanho do presente, pensem em algo que a fada possa carregar. As crianças adoram presentes personalizados, livros, roupas, brinquedos . Se for dinheiro, não deixe a criança já gastar no primeiro momento, faça com que o dinheiro tenha um significado especial.
A Fada do Dente é um personagem popular da cultura inglesa, porém, celebrada em diversos países.A Fada do Dente em alguns países pode ser representado por outras figuras:
- Espanha (algumas partes): ratinho Pérez
- Catalunha: Angelet (Anjinho)
- País Basco: Mari Teilatu Koa (Mari do Telhado), as crianças jogam os dentes no telhado, conforme tradição local.
- Itália: Topino, Topolino ou Fatina.
- França: a ratinha, Petite Sourie.
- Irlanda: uma rata branca que compra os dentes das crianças.
Algumas famílias optam por não viver esta fantasia, apenas contam a verdade. É a opção de cada um, mas, se for contar a verdade, atente para que seu filho não conte às outras crianças.
Curiosidades:
- os primeiros dentes caem entre 5 e 7 anos
- não deve arrancar o dente mole, pois sua raiz serve de guia para a erupção do dente definitivo
- se o dente incomodar e doer, leve ao dentista para avaliar
- o dente de leite cai apenas a coroa, a raiz foi absorvida pelo dente permanente
- entre 6 e 7 anos caem os incisivos centrais, depois os laterais e depois os caninos.
- entre 9 e 11 anos caem os molares e aparecem os pré – molares, e depois os molares.
- por volta de 16 anos: aparecem os dentes do siso
- Podem cair dentes ao mesmo tempo, não se preocupe
- O primeiro molar definitivo pode nascer sem que tenha caído nenhum dente,
- Ao cair o dente de leite, a criança deve escovar os dentes normalmente, sem tocar na ferida e sem colocar pasta de dente no buraco
- Vá ao dentista regularmente e quando o dente estiver mole, avaliar se não há cáries.
Hoje começarei a contar as historinhas sobre a Fada do Dente, assistiremos filmes e posteriormente o Luca escreverá a cartinha. E viveremos o momento juntos, que ele nunca se esquecerá.
Então, ficaremos preparados e esperando a visita desta linda Fada…logo, logo!
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi