Hoje minha querida nutri, Julia Lepri, explicará tudo sobre o Kefir. Um alimento super benéfico, e que pode fazer uma “limpeza” no seu corpo.
Originário das montanhas do Cáucaso, os grãos de Kefir são constituídos por uma associação positiva entre leveduras e bactérias benéficas.
O Kefir é produzido a partir da fermentação do leite, parece um iogurte, mas, com valor nutricional maior, são mais de 30 tipos de lactobacilos diferentes.
O Kefir pode ser fermentado a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra, ovelha), tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, lipídeos e mucopolissacarídeos solúveis e pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição.
Todos esses microrganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados microorganismos seguros. Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos. Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de riscos de algumas doenças.
As bactérias e leveduras presentes nos grãos de Kefir metabolizam o açúcar do leite, ou seja, a lactose, reduzindo a caseína, além de sintetizar o ácido lático e outras enzimas.
Os principais benefícios do consumo de kefir:
- incrementa o valor biológico das proteínas do leite
- as proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso.
- sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca
- sintetiza vitaminas do complexo B
- aumenta a resistência à infecções
- ativa sistema imunológico – e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de sida, síndroma de fadiga crônica, cancro e herpes.
- efeito tranquilizador do sistema nervoso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
- restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina do intestino as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora.
- regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.
- O efeito de “limpeza” que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma ótima saúde e aumento da longevidade.
- diminui o risco de câncer, principalmente de cólon
- ajuda a reduzir o colesterol.
- ajuda a diminuir episódios de candidíase em mulheres.
Estudos realizados em ratos no Japão revelam acção anti- carcinogénica do kefir; o kefir foi administrado via oral e os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor, induzindo a uma resposta auto imune nos ratos.
E ainda o kefir pode ser ingerido de diversas formas, granola, frutas, chia… olhem essa com chia e uvas! Ficou uma delícia!
A Júlia nos ensinará como fazer o kefir, como ingerir e os melhores horários. Primeiro você precisa receber a “mudinha” de alguém e posteriormente seguir os passos do vídeo. Vejam abaixo:
Após finalizar o kefir, guarde a mudinha e repita o processo para fazer novas doses.
Eu adorei e aderi ao kefir, com tantos benefícios não tem como estar fora da alimentação. E você?
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi
Julia Lepri
Nutricionista
Av. Santos Dumont, 2924
34 3314-7008
Facebook: Nutricionista Julia Lepri
Instagram: @nutricionistajulialepri