Olá pessoal! Mais uma dica de viagens: San Andrés. Curtam as dicas abaixo.
San Andrés é uma pequena ilha colombiana que fica bem perto da Nicarágua, no mar de infinito azul do Caribe. E, embora a sua beleza já seja mundialmente conhecida, muitos não imaginam que esse é um destino bem acessível.
Sem casarões de artistas famosos e com poucos resorts, San Andrés tem se tornado a paixão de viajantes do mundo inteiro por ser o Caribe que todos podem pagar.
É possível visitar essa adorável ilha o ano todo, já que as temperaturas são praticamente estáveis: sempre entre 28 e 30 graus. As chuvas, ainda que raras, são mais frequentes entre maio e novembro e a ilha não está na rota de ciclones e furacões.
Não é obrigatório passaporte nem visto para viajar a San Andrés. Por pertencer à Colômbia, brasileiros que viajam a turismo poderão entrar no país apenas portando um RG com foto identificável. Caso faça conexão no Panamá, consulte sua companhia aérea sobre a necessidade de ter um passaporte.
É muito importante saber que, antes de embarcar para a ilha, é preciso ter um boleto turístico, você pode comprá-lo no aeroporto, no guichê da companhia aérea, mas o pagamento deve ser feito exclusivamente em dinheiro, o boleto é exigido tanto na entrada como na saída. A compra do boleto não é obrigatória para quem for permanecer na ilha por menos de 24 horas nem para crianças de até sete anos.
Ao chegar a San Andrés, é preciso fazer um novo processo de imigração, apresentando o passaporte ou sua carteira de identidade e o boleto turístico. O aeroporto de San Andrés (ADZ) é modesto, mas bem resolvido: tem até internet na sala de embarque.
Os passeios são parte importante de uma viagem a San Andrés e sem eles sua programação não estará completa. Há diversos passeios oferecidos na ilha e uma grande vantagem é que eles têm um preço bastante acessível, se compararmos a passeios de mesmo tipo oferecidos no Brasil.
Diversos passeios podem ser comprados nos hotéis, nas empresas que os organizam ou com a cooperativa de pescadores – o local ideal para negociar o preço se você tiver um grupo fechado.
Imperdível mesmo é o passeio para Johnny Cay (o “Cay” se pronuncia “qui”), uma ilha a 15 minutos de San Andrés com água simplesmente estonteante – prepare a máquina fotográfica. Esse mesmo passeio inclui uma parada no Aquário, onde se pode fazer snorkeling e ver vários tipos de peixes. Também junto ao Aquário é feita a parada do tour Mantas Raias, onde se tira foto com as arraias.
Outro passeio muito procurado é o de Cayo Bolívar, onde há ilhotas tranquilas, com águas bem claras.
O destino ainda não é tão difundido entre os brasileiros, mas a proximidade com o Brasil e a oferta de voos vem mudando esse quadro. Outro fator que conta a favor é a falta de burocracia para chegar ao local, melhor para os brasileiros, que cada vez mais vêm descobrindo as belezas caribenhas.
San Andrés é uma ilha pobre, que carece de cuidado, mas tem um mar incrível e passeios surpreendentes. Um destino para aproveitar pequenos prazeres, descansar, pegar um bronzeado, fazer compras e curtir paisagens de tirar o fôlego.
Nossa! Apaixonei por esse lugar e quero visitar rapidinho!
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi
3 comentários sobre “San Andrés – Colombia”
Boa noite
Gostaria valores pra San Andrés
Pra janeiro.
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
Thanks to the wonderful manual