Em sua 42ª edição, o foco é na transformação, transgressão, transição, ou seja, mudanças de um início de século. Novos desafios, novas maneiras e oportunidades.
O prefixo trans traduz a ideia de ir além. A edição acontece de 23 a 28 de outubro em São Paulo.
A moda inspira novos potenciais e possibilidades, novas demandas perante a velocidade da informação, o mercado sincroniza seus lançamentos com o desejo do consumidor final.
O SPFW é a primeira semana de moda do mundo a adotar o conceito “see now buy now”, que revolucionou o varejo mundial. Algumas marcas internacionais adotaram, mas, nenhuma semana de moda.
Abaixo, algumas das tendências desfiladas de 23 a 25/10.
- ANIMALE
Fez o desfile de abertura do evento, e algumas peças da coleção já estão nas lojas. Apresentou sua primavera/ verão 2017, assinada por Vitorino Campos, que arrebentou, mostrou maturidade entre o mundo dele e da marca. Ele equilibrou as vontades da cliente Animale e o DNA sensual da marca com seu lado mais jovem e moderno.
Inspirada em Springs (berço do expressionismo), a coleção fala muito sobre o encontro do estilista com a marca Animale, se desdobra entre pescaria, selaria e jardinagem dos Hamptons.
A coleção aparece atualizada: babados, silhueta justa e pele à mostra. A mistura de padronagens: lamê, linho, algodão, foi um sucesso. Apareceram brilhos, feminilidade, elegância, peças amplas marcadas por amarrações e sobreposições. Destaque para a camisaria, cavas bem abertas em tules e babados. Tricôs detonados e pontos abertos. Na mistura hi – low aparece o jeans com paetê, cortados e bordados à mão. Jeans lavado e com florais.
- A LA GARÇONE
É a marca de Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza e a coleção já está nas lojas.
Inspirada nas ruas e fotos das décadas de 30 e 40, a coleção mistura era vitoriana com esporte (motocross), militarismo, animais selvagens.
Abrigos de neoprene, camisetões com números, moletons coloridos, parkas. Jaquetas vintages com intervenções de pintura à mão.
A marca continua com fortes parcerias: Hering (camisetas, vestidos), Colombo (alfaiataria), Converse (tênis), Hector Albertazzi (jóias a partir de sucatas).
Um streetwear forte e marcado por peças garimpadas.
- REINALDO LOURENÇO
Para mim, uma das melhores coleções até agora.
Reinaldo, apresentou a coleção outono/ inverno 2017, chamada Skål (nosso tim tim, brinde). A coleção foi inspirada em uma viagem que o estilista fez para a Suécia e é traduzida em folclore, campos de trigo, ruas e contrastes.
Há um mix entre o folclore e o urbano que criou uma identidade forte para a coleção. Cores primárias contrastadas, listras, florais, padronagem nórdicas completam a coleção.
Plissados e novamente as tiras sobrepostas fizeram parte da coleção. Laços, mangas bufante, tecidos fluidos e alfaiataria também estão presentes. Looks românticos compostos por vestidos e jaquetas bombers. Trench – coats, jacquards, couro, looks fechados para o inverno.
Os acessórios foram assinados por Camila Klein.
- PATRÍCIA VIEIRA
A marca registrada da estilista é o couro, ela muda a textura, caimento e forma dos tecidos com habilidade.
A coleção foi inspirada na Ilha de Páscoa, o que explica a coleção dúbia: bonita e difícil, doce e dura. As cartela de cores: preto, cinza e técnicas que dão aspecto de rochas com pontos de ouro, prata, azul e laranja. Influências de roupas de guerra e armaduras, com bordados e metais aplicados (ilhós e tacha). Depois aparece o lado romântico, leve, e a trilha sonora também segue este estilo.
Vestidos em couro fluidos, sensuais, barriga de fora são os hits da coleção.
- LAB
A marca é assinada por Evandro Fióti, Emicida e João Pimenta, um laboratório fantasma. A identidade é streetwear.
A coleção foi inspirada no Japão, África com pitadas de Brasil. Estampas de samacaca, quimonos femininos, moletom com saia plissada longa.
Na passarela: modelos negros e plus size reiteram que falta inclusão na moda.
- FERNANDA YAMAMOTO
A estilista apresentou a coleção outono / inverno 2017, e trabalha bastante a ideia do artesanal e da técnica de aproveitamento de tecido.
Inspirada no japonismo, a coleção trabalha a desconstrução, com peças oversized e modelagens diferenciadas. Conduz muito bem a transparência e uma falsa risca de giz, ela é torta, contorna o corpo. Usou o crinol, tipo uma crinolina para armar as saias. A coleção utiliza materiais inusitados em bordados.
É uma coleção que requer tempo para ser pensada, por isso, a estilista não entra no see now buy now.
- LOLITTA
O desfile foi dentro da Livraria Cultura no Shopping Iguatemi.
A coleção apresenta muito tricô, mix de cores neutras versus vibrantes como pink, amarelo neon e laranja.
A coleção de beachwear SAND está um arraso, composta de maiôs e biquínis com faixas escritas a logomarca.
- EXPERIMENTO NOHDA
A marca é composta por Patrícia Bonaldi, Lucas Magalhães e Luiz Claudio, surgiu de uma ideia dos estilistas para se adequarem ao novo calendário, sem ter que sair do evento, devido ao tempo. A coleção foi apresentada no Teatro Oficina.
A coleção foi um mix do DNA de cada um, eles combinaram a cartela de cores: preto, branco, amarelo mostarda, vermelho e azul royal e depois cada um contribuiu com suas ideias.
Os três estilistas são mineiros e prezam muito pelo feito à mão. A coleção teve cara de experimento, mostrando a identidade de cada um e também do trio. Laços, bordados, babados foram vistos. Vestidos de festa com toques esportivos: zíperes aparente e capuz, ombro só, mangas bufantes, oversized e transparências.
- BRAND
A coleção outono / inverno 2017, foi inspirada em um guarda roupa de final de semana, na praia, mesmo que frio. Uma marca para quem gosta de design e conforto, oversized e largada.
São roupas bem cortadas, confortáveis, assexuais. Blusões, parkas e pijamas. Tecidos tecnológicos misturados com esportivos. Estampas de velas, listras e xadrezes e a vedete da coleção a do cão basset. Tricô com estilo grunge.
Por enquanto as novidades do SPFW são estas!
Aguardem a Parte II.
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi