Ultimamente estamos vivenciando esses distúrbios em casa, nas primeiras noites eu nem dormi, fiquei apavorada, depois fui ler sobre o assunto e me tranquilizei.
É normal em certa idade e desaparece com o tempo, mas, temos que tomar alguns cuidados. Abaixo, falarei um pouquinho sobre o que eu pesquisei.
As crianças podem acordar chorando ou sentar na cama e ficar com os olhos abertos conversando ou ficar sonâmbulo…sair andando e fazer coisas.
Distúrbios do sono:
- Insônias: podem ser temporárias e associadas a momentos críticos do desenvolvimento.
- Agitação noturna: bater a cabeça, virar de uma lado para outro, gemer, grunhir…mas tudo é normal.
- Bruxismo: ranger os dentes durante o sono. Pode ser um controle imperfeito dos movimentos maxilares, desalinhamento dentária normal da idade, parasitas intestinais. Consulte um dentista, mas, o bruxismo pode acontecer até a adolescência. Os pais podem ajudar tranquilizando a criança.
- Pesadelos: é comum, se resume a um sonho ruim, a criança narra o que sonhou e os pais a tranquiliza. Se ocorrer frequentemente pode estar relacionado a fatores emocionais e deve procurar ajuda profissional. Acontece no final do sono.
- Terror noturno: a criança grita, transpira, chora e não se lembra de nada. Não reconhece as pessoas que tentam ajudá – la. Acontece em no máximo 20 minutos e depois a criança volta a dormir normalmente. Acontece raramente e acontece logo depois que a criança pegou no sono, cerca de 1 hora. Podem voltar a se repetir por várias noites seguidas e às vezes até na mesma noite. Este distúrbio alarma mais os pais do que as crianças, que não lembram de nada. Desaparecem espontaneamente ou com a intervenção familiar, após avaliar se há alguma coisa diferente no comportamento da criança.
- é definido como o semi – acordar e andar. Parece o terror noturno, ocorre cerca de duas horas após deitar. O problema é andar pela casa e precisamos reduzir riscos de acidentes. Sempre deixe uma luz acesa em corredores, não deixe a criança dormir em beliche, proteja escadas e portas exteriores, de banheiros e cozinha. Se encontrar seu filho andando pela casa, reencaminhe- o para a cama, com voz suave e carinhosa. O sonambulismo passa com a idade, se continuar frequente, procure um médico.
Fatores que desencadeiam os distúrbios do sono são mudanças repentinas e vida agitada. Se os distúrbios forem constantes significam que algo não está bem com a criança.
A partir dos 3 anos a criança começa a entender os sonhos e os pesadelos podem surgir. São reflexos do dia a dia que geraram algum tipo de experiência: medo, ansiedade, receio. O terror noturno acontece entre 3 e 6 anos.
Preparar o sono (não assistir coisas violentas, agitadas antes de dormir) é fundamental para evitar o problema, e viver em um ambiente feliz, sem interferências ruins.
Como fazer para ajudar a criança? Se ela acordou assustada, você deve tranquilizá – la.Não comente muito sobre o assunto para minimizar e a criança esquecer rápido.
Os pesadelos ajudam a lidar com o medo. Assim, a criança aprende a controlar esse sentimento e a ansiedade que o geram. E ajudam a decifrar coisas que passam na mente das crianças e os pais não sabiam.
Então preparem a criança para o sono e se houver algum distúrbio, fique tranquila!
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi