Hoje nosso tema será sobre idiomas, quando aprender? Como ensinar?
Aqui em casa, toda semana eu dou aula de inglês e italiano para os pequenos. Italiano porque somos descendentes e hoje cidadãos e inglês porque é a língua universal e hoje não vivemos sem. Eu particularmente acho que esta é a melhor fase de aprendizado, pois eles estão conhecendo também o idioma nativo e a curiosidade aumenta.
Comprei livros para acompanhamento, uso tablets e TV, tem jogos que ensinam a língua, estórias, ensino músicas, tanto infantis quanto as populares, mas, o que mais me deixa feliz é a curiosidade deles. Eles buscam conhecer novas palavras sozinhos ou perguntam como fala tal coisa em tal idioma.
Resolvi pesquisar o que os estudiosos pensam sobre o assunto e descobri coisas interessantes. Vejam só. Alguns estudiosos não concordam, dizem que aprender línguas deve ser após os 6 anos de idade.
Outros estudiosos já concordam que a melhor fase para aprender um segundo idioma é quando a criança começa a falar a língua nativa, pois assimila melhor novos fonemas e não manifesta ansiedade. E, ainda, o cérebro é capaz de armazenar todas as informações linguísticas às quais a criança foi apresentada. Outro aspecto positivo é que a formação do nosso aparelho fonador que é muito maleável quando nascemos, vai se consolidando durante a infância e torna – se cada vez mais rígido a partir dos 7 anos.
Nas aulas temos que respeitar as restrições e habilidades das crianças, a aula tem que ser uma brincadeira, nada imposto, eles pintam, cantam, dançam e devem aprender as palavras de acordo com a realidade linguística deles. Tudo tem que ser espontâneo, mas falar o idioma na aula é muito importante, assim você explica no idioma através de mímicas, objetos e eles entendem o que você fala. É a mesma coisa de conversar no seu idioma nativo com a criança que está aprendendo a falar. Não use o idioma nativo nas aulas, acaba prejudicando o desenvolvimento do idioma.
Eu acho fundamental o aprendizado, principalmente do inglês, que hoje está em todo lugar e a criança tem acesso às palavras: são nomes de produtos, músicas, lojas, internet…,entre outros.
Acho que nada deve ser imposto, se você vê que seu filho tem curiosidade, como foi aqui em casa, tentem, senão, espere o tempo dele. Eu me derreto quando eles cantam algo em inglês ou italiano, ou querem conversar com alguém da família.
Fica a dica! Beijos e até a próxima!