Será que é bom ou não seu usar tablets ou smartphones? Meus filhos usam bastante e eu fico muito feliz porque eu acho que ajuda muito no desenvolvimento deles, mas, ao mesmo tempo, me preocupo com os olhos, a luminosidade, o vício. Meus filhos mexem em tudo, sem saber ler já conseguiam escolher o que queriam entre desenhos, jogos, filmes. Hoje também inseri aplicativos educacionais que ensinam o “bê- a – bá” e também outros idiomas.
Como fazemos quando precisamos arrumar a casa? Fazer uma ligação, trabalhar? Ou até mesmo sentar e conversar em um restaurante? Os meus filhos não param quietos, mas, temos a tecnologia à nosso favor: tablets, smartphones, televisão, aí conseguimos com que eles fiquem uns minutinhos concentrados.
Os pediatras estão preocupados, os tablets e smartphones lideram a lista de presentes de Natal pelo segundo ano consecutivo. Há controvérsias sobre o desenvolvimento da criança, alguns especialistas alertam que não há provas que navegar em tablets ou smartphones ofereçam benefícios educacionais relativos ao desenvolvimento das crianças, eles acham que tiram a criança de seu desenvolvimento natural: brincar, interagir com amigos e adultos. Para os médicos e estudiosos, estar entretido com os tablets mostram problemas comportamentais e atrasos no desenvolvimento social. Já outros já acham que há um desenvolvimento educacional, mas, é consenso geral de que a criança não deve ficar mais de 1 hora por dia no aparelho e que deve haver a inspeção dos pais no conteúdo.
Gente, eu não discordo de nada disso, mas, acho que você deve limitar tempo para as coisas. Hora do tablet, hora de brincar, hora do convívio social, hora de descansar…há também o momento em curtir o tablet em família e avaliar o desnvolvimento deles. Os meus, por exemplo, sempre querem mostrar o que eles conseguiram fazer ou as novidades que descobriram.
Em escolas de todo o mundo, o tablet vem sendo usado não somente para o aprendizado da criança, mas também para estimular a coordenação motora dos bebês. A estratégia de ensino, com uso de tablets, atende às expectativas das crianças no sentido de reaproximação da era digital que elas vivem, mas também há controvérsias sobre o assunto.
Os pais devem avaliar quando é o momento certo de dar tablets aos filhos, aqui vão algumas dicas: avaliar o modelo correto para o que eles precisam, a tecnologia não deve substituir o contato humano, os jogos eletrônicos desenvolvem a coordenação motora, ajudam no processo de tomar decisões e melhoram a concentração em tarefas específicas, mas, saibam os corretos para a idade e não os deixem viciar. Muito cuidado com tablets com crianças em locais públicos, prezem pela segurança.
Tomem cuidado também com os conteúdos que a internet oferece, instalem aplicativos de segurança que bloqueiam conteúdos indesejados e protejam seus filhos.
Pessoal é isso! Eu penso que tudo deve ser com moderação, atentem para horários (no máximo 1 hora por dia) e conteúdos. Acredito que o uso por motivos educacionais é muito bom e funciona para o desenvolvimento da criança.
Ah! E não esqueçam das capas protetoras para os aparelhos. Hoje tem uma mais linda que a outra e são funcionais para as crianças e aparelhos! Rsrsrs