Como organizar mala é sempre dor de cabeça, né? Não depois destas dicas, anotem tudo!!!
Eu costumo viajar quase todo final de semana, então, fazer mala aqui em casa é rotina! Com criança é um pouco mais difícil porque temos que levar roupas a mais, brinquedos e quando é bebê piora um pouco…rsrsrs é banheira, várias trocas, mamadeiras…
A mala deve ser funcional, prática, atender suas necessidades sem exageros e sempre sobrar espaço para as compras.
1º Passo – Escolher o destino
Escolha seu destino, verifique as condições climáticas, os passeios e onde irão se hospedar.
2º Passo – Separar as roupas
Se for para frio, calor, montanha, praia…monte um check list, deve levar as roupas adequadas e itens indispensáveis. Nada pode ficar de fora e ser esquecido, portanto, monte dias antes da viagem e já comece a separar, depois, apenas confira se está tudo na mala. Mala de última hora e sem planejamento não dá certo.
Para montar a mala, deixe tudo à vista, vá montando os looks em cima da cama, se você colocar direto na mala, você se perderá, poderá esquecer algo e também levar coisas que não precisa.
Eu costumo montar as produções, colocar em saquinhos já separadas e etiquetadas por dia. Leve peças coringas, que você pode usar denovo, mudando a parte de cima, ou debaixo, colocando um acessório diferente. Leve sapatos confortáveis, principalmente se a viagem for turística e tiver muitos passeios.
Não se esqueçam de atentar para o peso da mala, principalmente se forem viajar de avião.
3º Colocar tudo na mala
Leve peças que combinam entre si, de cores neutras e práticas (que não amassam). Uma dica é, por exemplo, escolham uma calça preta básica, coloque com ela 3 blusas que combinam e mude os acessórios, pronto, com 1 calça você tem 3 looks, entenderam?
Arrume tudo bonitinho. Peças que não amassam podem ser enroladas, abuse de nécessaires e bolsinhas. Fica tudo mais prático. Aproveite os bolsos das malas.
Dicas do que levar para uma viagem de VERÃO!
Nécessaires são fundamentais, servem para separar as coisas na mala e podem ser levadas à praia. É interessante separar as bolsinhas com produtos de higiene (como protetores, cremes para cabelo, água termal, repelente, entre outros) e acessórios (prendedores de cabelo, pulseiras, óculos, etc).
A Bolsa de Praia, no meu caso é grande! Porque eu costumo levar minhas coisas e das crianças, pois se eu separar uma para eles, quem carrega? Eu! Então vai tudo em uma só…eles já levam os baldinhos e brinquedos de praia. Na bolsa deve caber as nécessaires citadas acima, canga, toalha, chinelo, boné ou chapéu e saída de praia.
Os biquínis também procuro separar por dia, mas, levo peças neutras ou que combinem entre si, para todos os dias ter uma produção nova. Coloco as saídas que combinam com os biquínis e roupas que saem da praia para os restaurantes. Chinelo, rasteiras.
Roupas leves são a melhor saída. Shorts e saias (jeans, branco e coloridos), camisetas, regatas. Vestidos longos e curtos fluídos. E um tricô leve para o ventinho frio. Uma sandália de salto para alguma ocasião especial.
Roupas de academia, levo uns 2 conjuntos para poder me exercitar na praia e um tênis.
Dicas do que levar para uma viagem de INVERNO!
A mala de inverno é bem chata, pois roupa de frio pesa muito, eu costumo usar os sacos à vácuo. Embalo os looks nos sacos à vácuo etiquetados por dia, assim não pesa.
Escolha roupas que combinem entre si, monte os looks, peças atemporais e neutras são ótimas para este fim. Cores marinho, preto, branco e nude caem super bem e podem abusar de acessórios: cachecol, chapéu, colares.
Jeans e calças escuras podem ser usadas novamente, mudando tops e acessórios. Leggings, podem ser usadas com botas ou como segunda pele dependendo do frio. Saias e vestidos. Casacos e malhas pesadas, acho o trench – coat ótimo porque pode ir com qualquer roupa. Blusas de manga longa de malha, de tricô e mais social.
Leve sapatos confortáveis e fechados devido ao frio, confortáveis, no máximo 3 pares. Dois para bater perna, um mais social. Meias calças grossas e de tênis. Luvas, cachecol, pashminas e gorros.
Aplique a técnica das três camadas: a primeira camada de roupa serve para evacuar a transpiração e manter a temperatura do corpo (segunda pele, ceroulas térmicas). A segunda irá esquentar (cardigans e blusas de lã). A terceira irá bloquear o vento (casacos e sobretudo).
Leve duas bolsas, uma grande para os passeios. Uma pequena para um evento social. Se preferir nos passeios opte por uma mochila social, sempre levo como mala de mão e um look extra, pois, se extraviar a mala ou houver algum contratempo, eu tenho uma “troquinha” na mão.
Nécessaires para produtos de higiene, maquiagens (leve o básico, não precisa levar tudo!).
Deixe sempre espaço na mala, pois voltará com comprinhas e souvenirs.
Dica: comprar roupa de frio no exterior é bem melhor e mais barato, além de serem confeccionadas para invernos mais rigorosos que o nosso. Compre no início da viagem, assim já poderá usá – las.
Beijos e até a próxima!