E aí, pessoal? O que vocês acham sobre as atividades físicas na infância? Eu coloquei meus filhos já com 6 meses na natação, mas, nem pensando em uma atividade física e sim na segurança. Hoje, eles já fazem além da natação, futebol, ballet e tênis.
Minha primeira experiência no futebol não foi das melhores e meu filho ama futebol. Na verdade eu coloquei no futsal, eram tanta as crianças que o professor nem sabia o nome deles e não explicava nada, apenas mandava jogar e todos as crianças misturadas, idades e tamanhos diferentes. Aí tirei, por medo dele parar de gostar do esporte devido a esta experiência.
Coloquei o Luca novamente, mas, desta vez no futebol de campo, com o professor Felipe César da Silva, que dá a maior atenção às crianças, ensina tudo sobre o futebol, passes, pisadas de bola, dribles, faz correr com a bola e ainda dá os exercícios sem a bola. O Luca gostou tanto do futebol e do Felipe, que a Antonella também começou. Agora, os dois fazem juntos e o desenvolvimento de ambos foi incrível…até para a respiração do Luca (que tinha problemas de adenoide) foi ótimo.
O que eu tirei dessa experiência? Não podemos forçar a criança a fazer nada, não é porque nós pais gostamos de algo ou queiramos que eles façam algo que devemos pressionar. As crianças devem ter o tempo delas e escolher o esporte ou atividade física que mais gostam.
Pesquisei sobre o assunto para comentar com vocês.
Quando começar?
Lactantes: sempre estimular a criança a brincar, arrastar e engatinhar. Estímulos sonoros e visuais mímica, esconde, espalhar brinquedos para estimular o bebê a mover e alcançá – los.
1 a 5 anos: recomenda – se atividades que envolvam corrida, chute, dança e teatro.
5 a 8 anos: recomenda incluir atividades que contém regras: correr, nadar, dançar, iniciação esportiva – apresentar as modalidades SEM ser competitivo.
8 a 14 anos: tênis, futebol, vôlei, basquete, natação, handball, ginástica, judô, entre outras esportivas, agora, já competitivo.
Benefícios?
- Hábitos saudáveis no esporte e lazer.
- Estímulos para desenvolvimento de massa óssea, muscular e articulações.
- Aumento de força e resistência muscular.
- Contribui na saúde e controle de peso.
- Redução de riscos de doenças crônicas (cardiovasculares, tumores, diabetes e hipertensão arterial).
- Amadurecimento de habilidades cognitivas e motoras e inteligência.
- Esportes coletivos permite aprender a trabalhar em equipe e proporciona momento de conversas e novas amizades, aumentando assim a autoestima e o equilíbrio emocional. Estimular relações com outras pessoas.
- Melhora humor, concentração e estado de alerta.
- Conhecer e dominar o próprio corpo.
- Desenvolver competências como comportamento saudáveis, atitudes e valores.
- Desenvolvimento da autonomia e formação do caráter.
- Eleva a autoestima.
As crianças e adolescentes devem ter no mínimo 1 hora/ dia de atividade física moderada a vigorosa. Os pais devem servir de exemplo – organize atividades em família ao ar livre e com atividades físicas. Encoraje a criança a ser ativa, participe. Chutar bola, pular corda, andar de bicicleta, pega – pega, esconde – esconde, entre outros. Apoie a participação em esportes individuais e coletivos. Estabeleça limites de TV, jogos, computador. Alterne inatividade com atividade, o tempo não pode ser contínuo, deve ter pausa para refeições e sono.
As atividades físicas são essenciais para o desenvolvimento da criança, só não forcem nas modalidades que não gostam e na competitividade.
Beijos e até a próxima!
Felipe César da Silva
Professor de Escolinha de Futebol e Futsal, Personal Trainer de Circuito Funcional, Professor de Educação Física no Colégio São Francisco.
34 99207-0639 ou 34 3315-5970
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