Gente! Hoje a nutricionista Julia Lepri nos conta sobre a frutose, que tem gerado muita polêmica nos últimos dias. Confiram!
A frutose é um açúcar de grande poder adoçante, encontrada nas frutas, no néctar e no mel. A polêmica sobre esse assunto foi gerada, quando falaram na internet que suco de frutos causava cirrose. Pois bem, estudos realmente foram feitos com o EXCESSO de frutose, doses ACIMA DE 50 g de frutose/ dia, e os resultados foram que ela nessa quantidade pode induzir a resistência à insulina, hipertensão e aumentar os triglicerídeos. Mas, vamos pensar um pouco…uma fruta tem em média 3-7 g de frutose, quantas frutas você tem que comer para obter 50g de frutose dia? É muita fruta, né gente!
O caso em questão do estudo é a FRUTOSE contida em sucos e bebidas industrializadas, como água de coco de caixinha, suco de caixinha e refrigerantes que contém frutose adicionada da indústria. O consumo exagerado desse tipo de açúcar contido em produtos industrializados que tem gerados muitos malefícios a saúde das pessoas e principalmente de crianças, que tem o mal hábito de ingerir esses alimentos.
Concluindo, FRUTAS e SUCOS NATURAIS nas quantidades adequadas não fazem mal a saúde. As frutas são excelentes fontes de fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, NÃO devendo, portanto, ser excluídas da alimentação. O que deve ser excluído é a frutose na forma de xarope de milho, glicose de milho e açúcares refinados. Por isso pessoal, menos terrorismo nutricional e mais comida de verdade.
Entenderam gente? Frutas e sucos naturais não tem problema…parem com os industrializados.
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi