Gente! De 26 a 31 de agosto, aconteceu o SPFW, edição N44, trazendo as novidades para o verão 2018. Nas passarelas, novamente o “see now, buy now” ou seja, você pode comprar tudinho que viu na passarela…já!
Comentarei sobre alguns desfiles da temporada, a matéria será dividida em 3 etapas, porque tem muita novidade por aí…
Esta edição contou com:À La Garçonne, Iódice, Uma, Paula Raia, Osklen, Vix, Fabiana Milazzo, João Pimenta, Lili Sarti, Triya, Giuliana Romanno, Vitorino Campos, Lenny Niemeyer, Vanessa Moe, PatBo, Two Denim, LAB, Água de Coco, Animale, Gloria Coelho, Ronaldo Fraga, Sissa, Cotton Project, Top 5, Amir Slama, Lino Villaventura, TIG, Samuel Cirnansck, Coven, Helo Rocha, Juliana Jabour, Apartamento 03, Reserva, Ratier e #todabelezapodeser. Vejam!
- À La Garçonne
A marca falou sobre as diferenças: na música. na moda (o conceitual e o comercial, couture e modinha). O desfile foi no Teatro Municipal, mostrou uma moda sem fronteiras de sexo, raça, corpo.Misturou o vintage com o novo, street com festa, renda com moletom, cabelos coloridos, jóias. Vemos uma quebra de paradigmas, uma mistura high – low. A marca Dickies colabora com roupas de estoque, que foram desconstruídas para a passarela e aí confunde mais ainda a clientela, pois são roupas que não venderam e acabaram com uma “cara” nova na passarela. Há camuflados, alfaiataria, mistura de estampas, xadrez, florais, cetim, esportivo, comprimentos longos, saias volumosas.
- Iódice
A marca comemorou 30 anos nesta coleção, revivendo clássicos da marca e trazendo novidades. O tema Tropical Art, com estampas leves e formas fluídas. O movimento era de franjas e transpasses, uma moda com recortes, assimetrias, paetê, transparências reveladas através das rendas e do crochê, comprimento midi, decotes profundos e ombros de fora. Os tecidos mais vistos: cetim, seda, crepe, vinil e a cartela de cores: mostarda, tijolo, verde, azul claro e escuro, bege e off – white. Acessórios compostos por bolsas tricolores com alças de macramê, sandálias em couro com apliques de metal, salto de madeira e botas de cano alto listradas. A marca fez parceria com a Chilli Beans e trouxe óculos com lentes assimétricas, conforme as roupas. Nas unhas o verde da coleção, esmaltes em parceria com a Jafra Cosméticos.
- Uma
Uma coleção subjetiva e descompromissada. Trabalhou a cartela de cores no branco, off – white, damasco e preto. As estampas eram rabiscos, os tecidos: seda, viscose, algodão, cetim, crepe, poliamida, georgette e seda plissada. Uma silhueta leve e fluída misturada ao esportivo. Vestidos confortáveis e com design, comprimentos midi, recortes, assimetrias, drapeados. Camisas sobrepostas, jaquetas bomber, calças esportivas e com estilo masculino, blazer mais comprido que a bermuda, saias longas sedosas, bermudas desconstruídas se tornam quase saias e tricôs. Acessórios: sandálias: tiras, salto alto, gladiadora, salto anabela e chinelos anatômicos. As maxi mochilas, mini bolsas com bolsos utilitários e em couro. Maiôs com decote profundo, tomara-que-caia ou estilo nadador. Biquinis seguindo uma modelagem esportiva, com maxi calcinha.
- Paula Raia
Gente!!! Que máximo! Na entrada do desfile, todo mundo ganhou um camisão de linho rosa para vestir. A ação fazia parte da experiência, já que a apresentação aconteceu em salas de instalações artísticas de Leandro N Lima, e teve aquele clima de “viagem”. As modelos dançavam nas ambientações, algo místico e a uniformização ajudava no clima de culto. A coleção traz uma coleção mais usável, são camadas, sobreposições, assimetria, transparências e bordados…tudo rosa!
- Osklen
Inspirada na vida e obra de Tarsila do Amaral, a Osklen apresenta uma coleção cápsula em edição especial, que agrega seus elementos de estilo e traz novas formas para o trabalho puro de Tarsila, traçando um paralelo entre sua expressão de arte e o design e estilo da marca. Na passarela a cartela de cores branco, cru, areia, caqui, vermelho e p&b, são fundos para estampas de obras famosas de Tarsila. Os tecidos: linho, algodão, seda e os e-fabrics – algodão reciclado e couro de pirarucu e salmão. A silhueta em formas geométricas, técnicas de moulage e alfaiataria. As bolsas em madeira de reflorestamento e macramê.
- Vix
Uma moda praia diferenciada, fina, que trabalha materiais naturais (algodão e linho). Nos biquínis e maiôs, a lycra recebe estampas que a deixam com uma textura de tecido plano – tipo estonada. As peças em chamois ganham recortes em laser de escaminhas. Estão presentes em detalhes o richelieu, os nós, a cava alta do maiô, o bustiê meia taça. A nova calcinha: é tipo a ripple, mas sem o franzidinho. Sucesso!
- Fabiana Milazzo
A coleção denominada Sonhos trabalha com o lúdico. Materializando os sonhos na passarela, a leveza e o conforto permeiam todas as peças, resultando em looks fluidos e transparentes, deixando à mostra peças que se assemelham a nobres lingeries, feitas para dormir e sonhar. Os materiais são leves, tecidos nobres em seda pura, chiffon, organza, tules lisos e plissados, rendas, plumas, lamê. As formas assimétricas, godês, babados, ombros proeminentes e mangas amplas. Os comprimentos, curtos, midis e longos. Calças pantalonas, macaquinhos, camisas e túnicas que acompanham uma silhueta longilínea, com comprimentos abaixo do joelho, também estão presentes. As cores: azul turquesa, azul celeste, amarelo off white, ouro, rosê e preto. Cores que se expressam tanto nos tecidos, quanto nos bordados. Os calçados: mules em pelica bordadas, sandálias de amarrações em couro, com salto médio e grosso. Colares e brincos longos e articulados, ornamentados com pedras brasileiras e plumas.
- João Pimenta
Uma coleção que apresenta uma reflexão sobre dicotomias, sagrado, profano. Trabalha o oversized, a coleção inicia com o branco e termina com vermelho e preto. São usados linho, transparência, franjas, bordados de linha, fivelas de metal. O ponto alto da coleção fica por conta do modelo Gabriel Sihnel com um avental, tipo de hospital, mostrando o derrière
- Lilly Sarti
Uma coleção urbana e bronzeada…pronta para o verão! A cartela de cores: cru, vermelho e mostarda. Roupas para um simples passeio até uma festa badalada. Roupas leves, tecidos nobres: couro de cabra, jacquard, crepe e seda. Nos pés mules.
- Triya
A coleção inspirada em Oswald de Andrade. Muito corselet, espartilhos, ideias extravagantes e bem humoradas para as areias e pool parties. Estampas e motivos indígenas, jeans, bordado em linha, dão movimento à moda praia.
- Giuliana Romanno
A estilista disse antes do desfile que o branco ilumina a pessoa e traz leveza. Este desfile não teve cores escuras. Nessa coleção, Giuliana faz parceria com a Teçume, marca social de artesãs da Amazônia: o tressê de cipó aparece nas peças de alfaiataria e bolsas. A juta bordada parece um pied – de – poule, o lamê, a seda, jacquard. Estampas florais e vichy. Um trabalho excelente em moulage com torções e cavas profundas trazem a identidade da marca.
- Vitorino Campos
A coleção foi inspirada no disco “Araçá Azul“, de Caetano Veloso. Em tons brancos, com um detalhe ou outro em preto, há diversidade de texturas. Não há coleção comercial, estoques, o cliente pede a peça pelo site sob medida, um trabalho rico em modelagem e pessoal.
È isso…por enquanto! As novidades já estão nas lojas…tenho certeza que após esta matéria você já estará por dentro de tudo para o próximo verão!
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi