Gente! Neste feriado o Luca nos surpreendeu andando de bicicleta sem as rodinhas traseiras. Estávamos incentivando já havia um tempo, mas, ele estava apreensivo e sempre pedia para retornarmos as rodinhas. Domingo, enquanto brincava com amigos, longe de nós, com a bicicleta do amigo, ele encorajou e conseguiu!!! A lição que eu tiro disso tudo? Que ele precisava do tempo dele…não adianta forçar.
Pensando nisso, resolvi pesquisar algumas dicas para os pais, de como agir e incentivar esse momento.
Há métodos para ensinar a criança a andar de bicicleta sem as rodinhas, o primeiro é tirando uma das rodas (na minha opinião mais difícil e trabalho dobrado), e o segundo é tirar tudo de uma vez (acho mais fácil, pois já aprende a equilibrar de uma vez).
Os pais precisam encorajar os filhos a andar de bicicleta, digam o quanto é divertido e sempre coloquem os equipamentos de segurança. Ensine a pedalar e colocar os pés no chão, caso haja desequilíbrio. Ajuste o assento de acordo com a altura da criança, os pés devem estar completamente no chão quando a criança estiver sentada.
Quando eu aprendi a andar sem rodinhas, eu me lembro de meu pai ficava atrás, segurando pelo banco traseiro, e de repente ele me soltou e eu fui…não tive esse prazer com o Luca. Ele é super independente, aprende as coisas rápido e só me chamou dizendo que tinha uma surpresa, quando fui ver, além de andar sem as rodinhas…ele já estava “dando pau” de bicicleta, como ele me disse, rsrsrsrs.
O Luca me disse que caiu bastante, até fez um roxo na perna, mas não perdeu a coragem. Quando a criança cair, primeiro verifique se ela não está machucada e posteriormente encoraje – a tentar novamente, assim a criança não fica com medo.
Eu fiquei muito orgulhosa do Luca, dessa independência dele, mas, confesso que gostaria de ter participado desse momento…acho que terei que tentar com os outros pequenos, rsrsrs.
E seu filho? Já anda de bicicleta sem as rodinhas traseiras? Conte sua experiência nos comentários.
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi