Gente! Que a Lady Di foi um ícone fashion, ninguém duvida. Essa mulher linda, de fibra, deixou um legado na moda. São vários itens que ela usava e fez com que os mesmos se tornasse símbolo de um modo de vestir chique e memorável.
Idolatrada por muitos, Lady Di era não só um ícone de Moda, mas, de beleza, humildade, sofisticação, benevolência. Uma mãe dedicada aos filhos e à causas nobres, alçou o posto de ícone feminino de uma época. De roupas ao cabelo, tudo foi muito copiado.
Seu vestido de noiva foi o mais copiado do mundo.
Ao longo dos anos, Diana teve uma evolução no seu modo de vestir e uma afirmação da sua identidade. Ela transformou os códigos do vestir da família real e se tornou um ícone de moda. Hoje, podemos ver claramente que Kate Middleton segue os passos de Lady Di no quesito estilo e moda.
Nos anos 80, a Moda foi marcada por volumes, excessos, excentricidade, babados, saias e mangas bufantes, ombreiras, jaquetas enormes, botões dourados, chapéus cheio de excessos. Cores exuberantes e cítricas. Diana usava constantemente pérolas, lenços no pescoço, echarpes e blazers, o toque final era o chapéu, mas sabia dosar o excesso dos anos 80 em looks chiques.
Lady Di foi uma das mulheres mais fotografadas do mundo e lançou um estilo menos formal e mais moderno para a realeza. Ela ousou, lançou tendências e designers e teve um guarda – roupa inspirador. Catherine Walker era sua estilista preferida, ela tinha looks para o trabalho, para eventos, chiques e descontraídos. Nos anos 90, Diana escolhe o minimalismo como tendência, vestidos de corte reto, roupas práticas para viagens, camisas, calças capri, mocassim. Após a separação do príncipe Charles, Diana se torna mais ousada, usa mais mini saia e decotes.
Que seu estilo de vestir deixou um legado para a Moda ninguém discute, 79 modelos de seu guarda-roupa foram leiloados em 1997 na Christie’s e arrecadaram US$ 6 milhões para campanhas beneficentes.
Apelidado de vestido “Travolta”, uma das peças em exposição foi vendida por 250.000 libras (297.000 euros) em um leilão há três anos. Foto: Reprodução
Itens que Diana transformou em ícones de Moda:
- Chapéus e casquete: com penas, telas, tranças o acessório sempre este presente
- Azul Klein: era sua cor favorita
- Poás: variando tamanhos e cores, era uma escolha certeira para a princesa.
- Xadrez: foi uma das padronagens eleitas por Diana.
- Minimalismo: nos anos 90 foi o estilo escolhido por Diana, cores claras, tailleurs e chapéus sem muito adereços.
- Calça Capri: um estilo confortável e chique. Ela usava muito com mocassim para eventos sociais como visitar as minas na África.
Uma princesa diferente, engajada em causa humanitárias e sociais, que a tornou a “princesa do povo” apelidada por Tony Blair. Sua vida foi repleta de ações que foram repreendidas pela família real e seu casamento conturbado, cheio de especulações.
Diana morreu em 31 de agosto de 1997, em um acidente de carro, em um túnel em Paris, com o namorado Dodi Al Fayed e o motorista deles Henri Paul. Deixando o mundo órfão.
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi