Gente, estamos passando essa fase em casa com o Luca. Uma fase super legal, cheia de expectativas, mas também a criança fica um pouco insegura, tem medo de escovar os dentes direito, tem medo dos dentes permanentes virem tortos, ter que usar aparelho…enfim, neste post pesquisei sobre algumas dicas sobre esta fase.
As crianças possuem 20 dentes de leite. Por volta de 5 a 7 anos os dentes de leite começam a cair para dar espaço aos dentes permanentes, as meninas são mais precoces nesta fase, geralmente, os dentes caem antes do que os meninos. Essa fase pode ir até os 13 anos, quando o último dente temporário cai.
Os dentes costumam cair na ordem em que nasceram, ou seja, o primeiro a cair é o que foi o primeiro a nascer. Devido a traumas ou doenças dentárias o dente de leite pode cair antes, daí sempre tem que procurar um dentista para avaliar a melhor solução.
A queda dos dentes geralmente é indolor, mas se um dente temporário corta as gengivas da criança, e já aparece no local do outro que ainda não caiu, o dentista pode pedir a criança para mover o dente com mais força. Foi o caso do Luca, o dente demorou 2 meses para cair, mas o permanente estava apontando, então tivemos que arrancar. Foi demais gente, fizemos uma encenação, filmamos, ele teve medo, mas, depois rolou de rir, aliás, todos nós. O bom foi que ele estava esperando a dor, e nós puxamos antes da hora, daí ele não sentiu nada e começou a rir.
Lucas mostrando seu dente e a janelinha
A gengiva pode sangrar um pouco, mas, coloque um algodão e logo pára. Algumas crianças podem reclamar de dor, devido a gengiva inchada, algumas podem ter febre. Aqui em casa não tivemos nada.
A criança pode reclamar para escovar os dentes e comer, mas, é puro medo de o dente cair, pois está mole. Continue forçando normalmente, a escovação é primordial nessa fase.
Quando estão “banguelinhos” a reclamação é a dificuldade para comer, mas, force, pois a criança precisa se alimentar e daí eles começam a utilizar os outros dentes.
Os dentes permanentes são maiores e menos brancos que os de leite, pois possuem sulcos pronunciados porque eles não foram utilizados para morder e mastigar.
É importante os pais acompanharem a fase da troca de dentes até os 8 anos e levar a criança periodicamente ao dentista para que ele acompanhe também. Não esqueça que a escovação e o fio dental são fundamentais.
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi