Muita gente me pergunta sobre os desfiles. Mas isso usa? Tem gente que sai com essa roupa? Como que usa uma roupa dessa? Rsrsrs, eu vou explicar tudo para você agora.
Avaliar um desfile de Moda exige muita observação, atenção e estudo, principalmente aos detalhes, tendências, identidade da marca. Não é só olhar a roupa e pensar em seu guarda – roupa, em seu gosto pessoal, pelo contrário, neste momento, o gosto pessoal deve ficar de lado e prevalecer o contexto e imagem do desfile.
Muitas marcas fazem desfiles comerciais, outras conceituais e outras mesclam um pouco de cada. Então é preciso saber avaliar o que o desfile quer lhe mostrar, pois, do desfile serão retiradas várias tendências.
Antes de assistir a um desfile é importante você pesquisar sobre o histórico da marca, identidade e público – alvo, quem assina para a marca, a identidade do estilista que assina, há quanto tempo está na marca. Aí você me pergunta…por que tudo isso? Porque se o estilista estiver há muito tempo na marca, ele já mesclou seu DNA com a identidade da marca, como é o caso de Karl Lagerfeld para Chanel, Fendi. Se o estilista é novo na marca, pode ter certeza que virá coisas novas por aí, pois criará uma nova identidade mesclando a da marca e a do estilista.
Algumas perguntas devem ser feitas durante o processo de análise do desfile. Como entender um desfile? O que é importante observar? Como é feita a composição dos elementos de um desfile? Como identificá – las? Essas informações fazem diferença na análise do desfile, pois lhe guiará no entendimento da proposta da marca.
O próximo passo é analisar as informações conceituais: o tema, a inspiração da coleção, o conceito do desfile, a imagem de Moda que a marca quer passar. Você deve observar o release, a cenografia, o styling, a trilha sonora, a beleza, a estética das modelos, pois todo esse conjunto contará na passarela o que a marca quer informar com a coleção.
Depois avalie a parte técnica: silhuetas, modelagens, materiais, acabamentos, cores, estampas, todos esses elementos devem estar alinhados com o tema e inspiração da coleção e lhe indicarão tendências da estação. Faça sempre perguntas… qual a silhueta? A cintura é marcada? Tem volume?
Descubra as peças – chave da coleção. Como? Após analisar tudo o que foi sugerido, você deve analisar os detalhes. E daí escolher as peças que condizem com tudo o que você observou, estas serão as peças chaves.
Não podem ficar de fora da análise os acessórios, calçados e bolsas e nem a beleza (cabelo e maquiagem), tudo envolve a atmosfera do desfile e deve ser analisado pois será tendência.
Não é fácil, mas, com o dia a dia você pega a prática. São mais ou menos 690 desfiles por temporada, ou seja, duas temporadas ao ano.
Pronto!!! Você já pode começar a treinar o olhar nas próximas edições das Semanas de Moda!
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi