Sabe aquelas regrinhas básicas de como se comportar à mesa? Nós sempre ficamos em dúvida, né? Mas, depois dessas dicas, não mais!
Elegância à mesa é educado, portar – se bem promove sua imagem, expressa respeito, profissionalismo e segurança.
- Lave as mãos antes de sentar – se à mesa.
- Mastigue de boca fechada e tranquilamente. Evite ruídos ao tomar sopa, líquidos, talheres raspando no prato, assoar nariz, arrotar.
- Não coloque os cotovelos sobre a mesa. Tira o espaço dos que estão ao seu lado, o correto é mantê – los junto ao corpo. Mesmo há algum tempo a mesa, endireite o corpo. Mantenha a postura. Eu confesso que para mim é o mais difícil.
- Aperitivos dispensam talheres. Use as mãos.
- Ao beber qualquer coisa, engula a comida e limpe os lábios com o guardanapo. Após beber, use o guardanapo para secar os lábios.
- Coloque o guardanapo de tecido no colo. Se for grande, dobre o ao meio e coloque no colo. Se for pequeno, deixe – o aberto. Use para manter os lábios secos e limpos.
- Use os talheres de forma correta, Garfo na mão esquerda e a faca na mão direita, se tiver dificuldade de comer com a esquerda, coloque a faca na posição de descanso (na borda superior do prato, um pouco inclinada para baixo e com o fio voltado para dentro) e pegue o garfo com a mão direita. Se o alimento não necessitar o uso de faca, você pode usar o garfo com a mão direita. Nunca segure os talheres com a mão cerrada, sempre com os dedos. Usar a faca apenas para cortar e não empurrar. Corte o alimento à medida que for comendo. Enquanto mastiga, conversa ou usa o guardanapo, largue o garfo. Coloque o talher na posição de descanso.
Ao começar a comer, os talheres não devem tocar a mesa. Ao terminar, posicione os talheres um ao lado do outro, garfo à esquerda e faca à direita com o fio para dentro, os cabos devem estar voltados para você.
Posição dos talheres: pode haver descanso de talheres ao lado do prato, mas, muitas vezes os talheres são deixados nos pratos mesmo. Nunca coloque os talheres apoiados no prato com os cabos na mesa, sempre os cabos sobre os pratos. Em alguns restaurantes, os garçons retiram os pratos e deixam os talheres para o próximo prato, e geralmente não há descanso para talheres, então o jeito é colocar o talher usado sobre a mesa, pode usar um guardanapo de papel e coloque ao lado direito para pousar os talheres.
Pesquisei na internet e achei esta foto, é super legal e mostra algumas formas corretas e algumas gafes de acordo com a posição dos talheres. Eu fico com o simpático, rsrsrs.
- Nunca gesticule com os talheres à mão e evite gestos bruscos. Imagine se for conversar com o garfo na mão e “voar” uma comida em uma pessoa, que gafe!
- Coma de maneira elegante. Dê garfadas pequenas, assim pode engolir o alimento e conversar.
- Sirva – se aos poucos. Não fique desesperado de querer comer tudo, é muito feio prato transbordando. Pode repetir ou fique à vontade para comer o que ainda não experimentou.
- Pense nas pessoas que estão à mesa, visualize quantas porções há para cada pessoa. Nunca pegue a mais e deixe outra pessoa sem comer.
- Se o anfitrião pedir para servir, pode ir, senão espere – o. Aguarde pelo menos metade das pessoas se servirem.
- Leve o alimento à boca e não a boca ao alimento.
- Se não gostar de algum alimento, deixe – o no prato.
- Não corte massa. A massa deve ser servida inteira e al dente, não precisa de faca. Alguns apoiam a massa com colher, outros dizem que é deselegante. O importante é usar o garfo e iniciar pegando a massa pelas bordas, assim as quantidades serão menores e você não ficará com a boca cheia de massa ou ela pendurada. Se isso ocorrer, corte com os dentes.
- Procure dobrar as folhas e coloque – as na boca delicadamente.
- Não pegue carne com ossos com as mãos. Use garfo e faca. Em casa pode, tá? Porque é uma delícia roer um ossinho, rsrsrs.
- Nunca use palito de dentes à mesa.
- Se houver pão para acompanhar a sopa, parta – o e coma com a mão. Nunca molhe o pão em molhos ou outros líquidos.
- Nunca erga o prato para tomar a última gota da sopa.
- Se precisar pegar algo que esteja fora do seu alcance, peça auxilio a pessoa mais próxima. Nunca passe o braço na frente das pessoas.
- Qualquer imprevisto, vá ao toalete e peça licença ao levantar – se da mesa.
- Após todos terminarem, pode – se levantar da mesa.
- Ao levantar – se coloque o guardanapo ao lado do prato, não precisa dobrá – lo.
- Nunca empurre o prato ao terminar de comer.
- Não grite ou faça sons para chamar o garçom, apenas levante a mão, sem alarde.
Em casa, algumas regrinhas podem ser burladas, mas, em restaurantes, eventos, almoços ou jantares formais, nem pensar!
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi
2 comentários sobre “ETIQUETA À MESA”
Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.
Que bom que gostou! Fique atenta às novidades. Beijos