Gente!!! Está acontecendo a Semana de Alta – Costura de Paris. Eu estava escrevendo um post sobre os melhores desfiles e tal, mas, me lembrei sobre as curiosidades da “Haute Couture” (em francês, tá? chiquérrima!!!), e por isso resolvi antes explicar um pouco sobre o que é a Alta – Costura.
Neste post, me lembrei do meu ex professor, ídolo e amigo João Braga, que em suas aulas de História da Moda, nos fazia viajar pelo fantástico mundo da Moda. Ele é top!!! Então vamos relembrar as aulas do João.
Tudo começou em 1858, com o nascimento da Haute Couture e da MODA!!! Charles Frederick Worth, costureiro inglês, foi considerado o primeiro couturière do mundo, pois criava suas roupas em seu atelier na Rue de la Paix, em Paris.

Charles Frederick Worth

Etiqueta de Roupa de Worth

Modelo Criado pro Worth
Em 1868, foi criada a Câmara Sindical da Alta – Costura, e um século mais tarde, passou a fazer parte da Federação Francesa da Costura, do Prêt – à – Porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda. Eram 100 marcas associadas, todas exportadoras e com notoriedade internacional, hoje são poucas. A Federação define os calendários de desfiles, quais os meios de comunicação que serão convidados , acompanham a implantação das marcas associadas no mercado estrangeiro e defendem direitos de propriedade intelectual das marcas.
A Alta – Costura é um sonho, roupas de princesas, um luxo só! Algo único, feito sob medida, por um couturière. É de lá que saem muitos dos looks de tapete vermelho.
Vestidos de Alta Costura: Noite e Noiva
Charlize Theron: Alta – Costura Dior no Tapete Vermelho
Você sabia que o termo Alta – Costura é patenteado? Que há inúmeras regras para participar da Semana de Alta – Costura de Paris? Então leia as curiosidades abaixo:
- O termo alta costura é uma patente, só existe em Paris, portanto, só podem ser utilizados pelos “couturières” (não se usa o termo estilista para Alta – Costura) membros da Câmara Sindical de Alta Costura parisiense, ok? E além de roupas precisam ter o próprio perfume, um grande salão, uma estética francesa, um contramestre e uma assistente de contramestre.
- As “lojas” de alta – costura recebem o nome de Maison, não pode ser usado grife.
- A loja deve estar localizada de preferência na “Triangle d’Or”, região na cidade de Paris formada pelas avenidas Montaigne, Georges V e Champs Elysées, ou em Paris.

Região do Triângulo de Ouro, em Paris: onde estão localizadas as Maisons de Haute Couture
- Quem compra alta – costura recebe tratamento de rei, o mais puro luxo. Atualmente esse público é de mais ou menos 200 clientes no mundo. Americanas, árabes e russas são as que mais compram.
- Há marcas convidadas que podem participar do evento, e os membros da Câmara decidem quem pode entrar ou sair da Semana de Alta – Costura.
- As roupas de Alta – Costura deve ser confeccionadas em Paris, apenas o bordado pode sair, pois há a regra de ser feito à mão. As peças devem ser feitas à mão, a máquina de costura não entra nesse processo.
Retoques finais sendo dados já no corpo da Modelo
- As peças não geram lucro, mas, sim visibilidade, pois estão na maioria dos tapetes vermelhos. O que dá lucro para as marcas são : perfumes, cosméticos, acessórios e depois as peças de Alta – Costura (mesmo que um vestido possa passar os 6 dígitos).
- Nos desfiles devem ser apresentados no mínimo 25 looks. São duas coleções são apresentadas por ano (janeiro e julho). Os ateliês devem empregar no mínimo 15 pessoas, elaborar peças exclusivas e feitas à mão, apresentar para a imprensa, tudo em Paris.
As pessoas usam o termo para designar uma roupa chique, sob medida, exclusiva, mas, não pode. No Brasil ainda não há um termo para este tipo de roupa, na Itália recebe o nome de “alta moda” e nos EUA “high fashion”.
Dos desfiles de alta – costura, saem tendências como formas, cores, tecidos. Eu amo assistir, pois as locações são lindas, a produção do desfile é impecável e as roupas sem comentários, né?

Locações dos Desfiles
No próximo post comentarei sobre a Semana de Moda de Paris que está acontecendo por estes dias. Fiquem ligados
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi
6 comentários sobre “ENTENDENDO A ALTA – COSTURA”
Carol, Parabéns pela iniciativa! Muito bom aprender, relembrar e atualizar com você! Bjs
Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado
Ola qual valor para registro de marcas, como funciona o inpi, o pagamento e mensal ?
Excepcional essa sua explicação, realmente precisamos de foco e muito trabalho para começar a ganhar dinheiro na internet, parabéns pelo belo e oportuno artigo.
Otímo contéudo adorei adoro tudo sobre assunto de costureira
Sou costureira e sempre costurei adoro fazer as minhas peças e vendo muito.
Vou compartilhar com as minhas amigas.
Obrigada!
This is really helpful, thanks.