Localizada a aproximadamente 300 Km de Fortaleza, Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é um santuário ecológico. Foi considerada uma das 10 mais belas praias do mundo.
O “verão” vai de julho a fevereiro, quando não há chuvas. Para velejar, vá de agosto a novembro, quando os ventos sopram fortes. Nessa época, as lagoas estão cheias e mais bonitas. O período de chuvas vai de março a junho, quando os preços de diárias e serviços caem. Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar, entre meados de junho e meados de agosto, o pôr do sol se encaixa perfeitamente na Pedra Furada.
As lagoas são as melhores “praias” de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, fica a meia hora de bugue de Jeri. A dica é curtir, primeiro, o lado rústico, na área conhecida como Lagoa Azul, que oferece passeios de jangada. Na hora do almoço, siga para a Lagoa do Paraíso – desfrute da culinária e finalize com um cochilo nas redes ou nas espreguiçadeiras dos restaurantes.
A animada noite de Jeri começa na rua principal, pertinho da praia, onde barracas de caipirinha abastecem nativos e turistas. De lá, a turma segue para os forrós, sambinhas ou bares com música ao vivo, que costumam terminar por volta das duas da manhã. Entre as opções, Forró da Dona Amélia, que acontece as quartas e sábados; e o Maloka (Rua da Igreja), às quintas.
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi