Hoje o post será sobre curiosidades na gastronomia de Natal pelo mundo. Cada país comemora o Natal de uma maneira e conheceremos as comidas típicas desta noite encantada pelo mundo.
- BRASIL: a ceia do brasileiro é farta e remete a herança multicultural do país. Peru,geralmente acompanhado de arroz branco. Lombo, tender, farofa, bacalhau, leitoa, rabanada, frutas, panetone, castanhas, compõem a mesa do brasileiro.
- ESTADOS UNIDOS: o peru também faz parte da ceia, porém, recheado com frutas e molho cranberry. Bacalhau, rosbife, bolinhos assados, purê de batatas e legumes. De sobremesa a torta de abóbora e rabanada. A eggnog, uma bebida feita de ovos, açúcar, rum e leite compõe a mesa dos norte americanos.
- MÉXICO: o bacalhau é o prato principal. A receita mais usada é o Bacalao a la Vizcaína (Bacalhau Biscainho) e para beber: ponche. Tamales também compõe a mesa natalina, junto com Romeritos, prato composto de uma planta sagrada mexicana, camarões secos, amêndoas, batatas e pimentas.
- ALEMANHA: muita cerveja, ganso assado com batatas, javali, veado, carne de porco, chouriço, salsichas e acompanhamentos como batata, repolho, cenoura, picles. O “stollen” (bolo similar ao panettone, com frutas secas e coberto de açúcar), podem também tomar o glühwein, um vinho quente.
- ITÁLIA: muita massa, peixe, salada, pudim, queijos, panetone, vinho, conhaque, frutos do mar, lentilha e torrone.
- FRANÇA: foie gras (fígado de ganso ou pato), ostras, salmão defumado, queijos, Bûche Nöel (rocambole de creme de castanhas coberto de marzipan). Champanhe, espumante e vinho.
- ESPANHA: mariscos, cordeiro assado, amêndoas, marzipan, torrone, peixe assado, peru com trufas, tronco de natal (sobremesa de manteiga de avelã, mascarpone, amaretto e açúcar).
- PORTUGAL: o prato principal é o bacalhau, combina com arroz de polvo, rabanadas e o bolo de reis. Também é servido com ovos, batatas cozidas e repolho.
- ILHAS FIJI: peixe embrulhado na folha de bananeira, frango recheado e carne de porco assada embaixo da terra.
- BULGÁRIA: vegetais recheados, sopas e bolos.
- GROELÂNDIA: o prato é chamado de mattak, feito de pele e gordura de baleia. Também tem o kiviak carne crua e decomposta de ave.
- ÁFRICA DO SUL: churrasco de cordeiro, porco e peru. Legumes, arroz com passas, torta de carne moída, pudim de sobremesa.
- CANADÁ: chicken bones (rolinhos de canela recheados com creme de chocolate.
- SUÉCIA: arroz doce.
- REINO UNIDO: figgy pudding é uma sobremesa com figos.
- COSTA RICA: tamale, tipo uma pamonha recheada com carne de porco.
- GANA: mingau de milho, quiabo cozido e fufu (massa de banana, mandioca, inhame ou milho)
- ÍNDIA: arroz Biryani feito com especiarias. O kheer, é um doce com leite.
- RÚSSIA: o Natal é comemorado em 7 de janeiro, a mesa é composta de grãos, frutas, mel e sem carne.
- JAMAICA: ervilhas, carnes e acompanhamentos.
- AUSTRÁLIA: peru, carne de porco e pudim de ameixa flambada.
- CHILE: peru e frango recheados.
- PERU: leitão e pavão ao forno. Chocolate quente, panetone e purê de maçã.
- JAPÃO: sushi, sashimi, peru, nozes e castanhas.
- ÁUSTRIA: bolo de chocolate e geleia de damasco.
- GRÉCIA: avgolemono é a mistura de arroz, frango, ovos e limão.
É curioso sabermos as comidas natalinas de cada país, né? Todos comemoram o Natal em 25 de dezembro, exceto a Rússia, que é em 7 de janeiro.
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi