Gente, que calor é esse? Não dá nem vontade de comer direito, a não ser que sejam coisas leves e refrescantes.
O calor que atinge o Brasil nesta época do ano é intenso e precisamos tomar cuidado com a alimentação.
A higiene merece atenção especial nesta época, as intoxicações alimentares são comuns, portanto, atente ao armazenamento e manuseio correto de alimentos. Evite temperatura ambiente, pois há risco de deterioração e contaminação. Cuidado ao comer fora de casa, escolha bem os restaurantes e avalie a higiene do local.
Procure consumir alimentos leves, refrescantes e coloridos, assim, mantém a saúde e a energia para aproveitar bem o verão. Insira fibras no cardápio para diminuir a absorção de gorduras e açúcares. Consuma à vontade frutas, verduras e vegetais. Aposte em saladas, frutas, peixes e frango.
A salada crua contém fibras que ajudam na digestão. Não coloque temperos calóricos. O azeite e o sal exigem moderação, o último contribui para a retenção de líquidos.
Evite gordura, frituras, queijos e carnes gordurosas, empanados, milanesas, bacon e creme de leite.
Não esqueça de se hidratar, pode ser água, suco, chá gelado, água de coco. Não vale o suco em pó e nem refrigerantes. Frutas também hidratam bastante como a melancia, melão, abacaxi e laranja.
De sobremesa pense em gelatina ou palito de frutas. Sorvetes e picolés refrescantes e não muito calóricos e pesados. Vale a pena fazer picolés em casa com o suco de fruta natural. Os sorvetes são uma tentação no verão, mas, contém alto teor de açúcar e gordura, prefira os de frutas.
Aproveite a estação e alimente – se bem!
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi