Gramado tem a melhor estrutura turística do Rio Grande do Sul e é hoje o principal destino turístico do Estado e o quarto do Brasil.
Com uma economia voltada ao turismo, o município de pouco mais de 33 mil habitantes está localizado na Serra Gaúcha e recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de turistas.
Uma linda cidade na Serra. Um pequeno e harmonioso recanto ao Sul do Brasil.
Gramado surgiu como um refúgio para o descanso dos tropeiros. Mas este pequeno município já nasceu predestinado ao turismo. Logo, os primeiros visitantes descobriram o ar fresco da Serra e o veraneio tornou-se um hábito.
Escondida na encantadora Serra Gaúcha, Gramado mescla os caprichos da natureza com o talento empreendedor de seu povo. Primeiro vieram os luso-açorianos e depois os imigrantes italianos e alemães no final do século XIX. Num amplo e verdejante gramado, os viajantes descansavam à sombra das árvores na dura subida do Litoral para a Serra.
A vocação para o turismo faz de Gramado um dos destinos turísticos mais desejados do país, reunindo a diversidade gastronômica, a qualidade da hotelaria e lugares incríveis que já se tornaram cartões postais.
O ponto forte de Gramado não é bem agitação e baladas, portanto, não vá para lá pensando somente nesse tipo de diversão. Ainda assim, há bares, pubs e algumas opções para quem gosta de algo mais agitado durante a noite.
Ao anoitecer, o mais comum é que as pessoas coloquem um agasalho, explorem o centro de Gramado a pé e jantem num bom lugar. A Rua Coberta é uma ótima opção para os dias chuvosos e ainda fica numa região que concentra várias lojinhas e restaurantes.
Quem gosta de cerveja não deve deixar de conhecer a MF Taberna, que fica no centro de Gramado e tem mais de 30 sabores de cervejas artesanais. É um bom lugar para degustar cervejas diferentes e bater um papo com amigos. Para quem prefere algo mais animado, duas opções muito procuradas pelos jovens são o Boteco do Bill e o Bill Bar, que tem bandas e DJs variados a cada semana.
Aqueles que preferem um programa mais tranquilo, podem optar por uma das várias casas que servem fondue e escolher um vinho. Os restaurantes atendem aos mais variados gostos: comida oriental, italiana, alemã, sem contar os galetos e as parrilladas.
Gramado ainda tem o inesquecível Natal Luz, que acontece de final de outubro até meados de janeiro. Uma atração imperdível e mágica.
Uma boa dica é pegar o bondinho vermelho e explorar a cidade e a vizinha Canela. Tem várias opções como o parque Florybal, Snowland, Casa do Papai Noel, entre outros. Vale tirar um período para experimentar os deliciosos Café Coloniais.
E não deixem de saborear e levar para casa os famosos chocolates de Gramado!
Não deixe de conhecer!
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi