Gente! A matéria de introdução alimentícia será dividida em duas partes. Quem assina é a Mariana Pontes, proprietária da Decore Baby, onde você pode encontrar todos os produtos citados.
Por volta dos seis meses de vida, quando o aleitamento materno deixa de ser exclusivo, os bebês entram em uma fase deliciosa e cheia de descobertas: a introdução de novos alimentos !!!!
Muitos são os palpites, as dicas, as receitas e nós mamães nos vemos totalmente perdidas nessa hora…. Principalmente quando nos recorremos às compras dos utensílios: cadeiras, pratos, copos, talheres, babadores… Ufa!!! São tantas novidades, variedades e modernidades disponíveis no mercado que ficamos realmente loucas !!!
O ponto de partida para essa nova etapa é a escolha do local onde a criança será alimentada: o Cadeirão (ou cadeira de alimentação, como alguns o chamam). É fundamental, e recomendado pelos pediatras, que a mãe estabeleça um local e um horário para as refeições. O bebê precisa aprender desde cedo que a alimentação faz parte da rotina e que toda vez que ele for colocado no cadeirão, significa que é hora de comer. É realmente muito importante levar em consideração que os bebês se sentem mais à vontade e mais calmos quando têm uma rotina estabelecida porque, desta forma, já sabem o que esperar daquela situação. Claro que esta rotina pode ser quebrada de vez em quando, mas é importante que ela exista e os cadeirões de refeição são peças chave nesse processo.
Alguns critérios precisam ser avaliados na hora da escolha. A segurança é fundamental! Dê preferencia aos modelos que possuam cinto de segurança de 5 pontos. A bandeja que tem o retentor entre as pernas também auxilia na segurança do bebê, impedindo que eles desçam ou escorreguem por baixo dela. Verifique também a estrutura e estabilidade, e se a cadeira tem travas que evitem seu fechamento acidental durante o uso.
O conforto também deve ser levado em conta… modelos acolchoados, macios e com tecidos impermeáveis são os mais indicados. A facilidade na limpeza de todas as peças do cadeirão também deve ser avaliada. Modelos que removem a bandeja, cintos e estofado facilitam o nosso dia a dia…
Existem modelos que possuem rodízios, que reclinam o encosto e que tem ajuste de altura. Já que esses cadeirões são indicados dos 6 aos 36 meses (ou 15 quilos) acredito que esses itens também devam ser levados em consideração na hora da escolha.
Se os pais estiverem procurando cadeirões mais completos, há modelos que podem ser usados desde os primeiros meses. Nesse caso, até os seis meses, o cadeirão funciona como uma espreguiçadeira permitindo entreter e estimular o bebê logo de início (graças à uma barra com brinquedos suspensos). A partir dos 6 meses, transforma-se em uma cadeira de alimentação para as primeiras refeições da criança e, a partir dos 12 meses, em uma cadeira para partilhar a hora da refeição com os pais.
Se você tem pouco espaço em casa, necessitando de um modelo mais compacto, ou viaja muito priorizando um modelo que seja portátil, os assentos elevatórios ou Booster são os mais indicados. Eles são presos às cadeiras comuns através de cinto de segurança, podendo ser usados com ou sem a bandeja. Os mesmos cuidados na hora da escolha dos cadeirões tradicionais devem ser tomados aqui: segurança, estabilidade, conforto e praticidade na limpeza.
Na próxima semana falaremos um pouco sobre outros produtos que envolvem a introdução de novos alimentos.
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi
- Todas as fotos são de produtos da marca Chicco.
Decore Baby
Site: www.decorebaby.com.br
Instagram: @decore_baby
Facebook: /decorebabyhome
Av. Santos Dumont, 1012
34 3314 – 1012