O que fazer quando a criança começa a fazer birra e ainda por cima em público?
Seja em público ou em casa, eu odeio birra…largo sozinha e quando cansar volto a conversar, mas, confesso que estressa qualquer um…a vontade é de dar umas palmadas, mas, não resolve, o melhor é ter firmeza e autoridade, mas também ser acolhedor.
Se os pais perdem o controle, a criança pode assustar e tornar a birra pior. Não devemos ceder, às vezes, sentimos culpa ou falta de paciência, temos que ser duros e manter a palavra, pois, só assim as crianças entenderão que nem sempre terão o que desejam e quando desejam e assim, não se tornarão autoritárias.
Não dê atenção à birra, a insegurança faz com que as crianças desistam. Dê castigos proporcionais (mas não sintam culpa e desistam). As crianças devem entender que os atos têm consequências. Não meça forças com a criança, seja firme e mostre quem manda, mas, saiba usar o não…realmente quando for importante.
Assegurar que a criança está sendo compreendida é importante, tente entender as causas da birra e conversar, entenda como a criança se sente. Distraia a criança, chame a para fazer outra coisa, ou mostre outro atrativo. Compare também a atitude dela com as pessoas ao redor. Não converse na hora da raiva.
Valorize e qualifique a criança sempre. Reforce o bom comportamento. Tente prevenir birras, fome e sono podem ocasioná – las, então manter a rotina da criança ajuda.
Dê um pouco de espaço para seu filho, às vezes a criança só precisa extravasar sua raiva ou frustração. Leve a para um lugar isolado e lembre de avaliar se não há objetos perigosos por perto.
Abraçar seu filho, ajuda a criança se acalmar. Dê um abraço apertado e converse durante o abraço, a criança se sente segura e amada.
Prontos Papais e Mamães?
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi