Gente! Mais uma matéria assinada pela nutricionista Julia Lepri. Vamos entender o que comermos antes e depois dos exercícios fisicos.
Muitos atletas ou pessoas fisicamente ativas não dão a devida importância para a alimentação, na maioria das vezes acham que a prática do exercício físico já é suficiente e deixam de lado a alimentação saudável.
Se você tem um objetivo a ser traçado, seja ele de perda de gordura, ganho de massa ou melhora no desempenho físico, saiba que a alimentação voltada para a atividade física praticada é de suma importância para que você alcance tal objetivo, a alimentação durante as 24h do dia influencia nesse processo, mas o pré e pós treino são cruciais para que você atinja sua meta.
Muitos são os fatores determinantes para se definir qual tipo de alimentação antes e depois do treino, como: tipo de atividade física praticada, horário da atividade física, quanto tempo antes se tem para se alimentar, qual objetivo a ser atingindo e sempre levando em consideração a individualidade bioquímica do atleta.
A alimentação pré treino tem por objetivo conter nutrientes necessários para fornecer energia, aumentar a resistência e a força muscular, evitar hipoglicemia durante o treino, manter o bom estado de hidratação e evitar o catabolismo muscular (perda de massa muscular). Quando você se alimenta corretamente você garante substrato energético para seu corpo atingir o objetivo traçado e melhorar o desempenho físico.
A refeição que antecede o treino depende do horário que você vai treinar e quanto tempo antes você tem para se alimentar.
Se você treina logo cedo ao acordar, como você não tem muito tempo para se alimentar antes, você precisa de carboidratos de rápida absorção e de gorduras boas, por exemplo: um suco de beterraba com melancia, gengibre e farinha de linhaça ou banana com farelo de aveia e óleo de coco.
Se você tem um tempo maior para se alimentar cerca de 1h ou mais, você pode incluir no seu pré treino carboidratos de absorção mais lenta e proteínas como por exemplo: batata doce ou inhame com frango ou um sanduiche natural com atum.
Já a alimentação pós treino tem por objetivo agilizar a recuperação muscular e do organismo, repor os estoques de glicogênio perdido durante o treino, repor líquidos, alimentar as células do sistema imunológico, reconstruir as fibras musculares e renovar o corpo para o próximo treino. Essa refeição depende muito do objetivo a ser traçado e do tipo de atividade física praticada. Mas, de forma geral o ideal é consumir proteínas como whey protein, ovo, frango e peixe e se necessário carboidrato de rápida absorção, como batata inglesa, frutas e água de coco.
Lembre-se sempre que cada metabolismo é diferente, o tipo de atividade física pode ser diferente, cada uma requer um tipo de nutriente, por isso é importante sempre o acompanhamento de nutricionista esportivo para indicar os melhores alimentos para você, não só no pré e pós treino, mas durante todo o dia, mas comece dando uma maior importância para sua alimentação e os resultados virão.
É isso aí gente! Vamos prestar atenção na alimentação pré e pós treinos que os ajudarão a conquistar os objetivos!
Beijos e até a próxima!
Julia Lepri
Nutrição esportiva, clínica e funcional
Avenida Santos Dumont 2924, Academia Prime Fit.
3314-7008
Facebook: Nutricionista Julia Lepri Longas
Instagram: @nutricionistajulialepri