Gente! Quem não ama um selfie? Que o diga Kim Kardashian, a rainha dos selfies! Então vamos aprender a fazer? Quem assina esta matéria é minha querida amiga e parceira nesta jornada, a top fotógrafa Marise Romano.
Não há como negar que a selfie é uma mania mundial! Então o jeito é caprichar no ângulo, na roupa, no ambiente, na luz, etc…e ter uma foto que seja curtida e comentada, não é verdade?
Dica número 1- Escolha seu melhor ângulo!
Faça testes no espelho de casa. Escolha seu melhor ângulo lateral e veja se aprova sua imagem frontal. Para aumentar seus olhos, prefira o ângulo do celular mais elevado do que sua cabeça. Isto evitará também o famoso “nariz de porco”, com narinas aumentadas. O “biquinho de pato “ também já era…inove!
Dica número 2- O que deseja destacar?
Quer mostrar um novo corte de cabelo ou um decote mais ousado? Escolha o ângulo que favoreça o que deseja mostrar. O seu objetivo é mostrar a casa nova? Pense na iluminação adequada para mostrar os detalhes do que deseja divulgar. Quer mostrar o bigode? Que tal um ângulo frontal? Destaque seus novos óculos, com charme e elegância, não colocando-os na cabeça ou no boné. Quer mostrar o resultado do seu regime? Faça a foto no espelho, de corpo inteiro, mas cuidado com luzes a serem refletidas e veja se o celular no espelho não está ofuscando o que deseja mostrar. Esteja preparado para algumas distorções.
Dica número 3-Capriche nas expressões
Fotos divertidas como fazendo careta podem expressar sua forma de ser, sua personalidade. Já que você deixou a timidez de lado e optou por fazer uma selfie, coloque nela sua naturalidade. Ligue o botão do “ Eu pago minhas contas ….“ e seja feliz! Brinque também com sorrisos diferentes ou escolha um tipo misterioso, valorizando o olhar. Para descontrair e abrir aquele sorrisão, pense em um momento bacana que viveu ou em uma boa notícia para que sua expressão fique bem verdadeira.
Dica número 4- Olhe o fundo!
A maioria das selfies que vemos na internet são feitas na ânsia de mostrar algo imediato. Assim, muitas vezes, o fundo da foto mostra um quarto bagunçado, uma parede descascada, um muro sem reboco….Cuidado com o que está atrás de você. Quer mostrar que acabou de acordar? Cuide da roupa de cama que vai mostrar e também do seu pijama…As olheiras podem ser suavizadas com um pó compacto ( que não deverá ser esquecido no criado-mudo…rs) ou com um filtro milagroso na edição da imagem. Uma natureza privilegiada auxiliará muito na sua imagem. Árvores floridas, rios caudalosos, neve, luzes de uma avenida, enfim, tudo poderá se transformar em um lindo cenário para valorizar suas imagens. Antes de tirar a selfie, dê uma olhada ao seu redor e escolha o fundo…
Dica número 5- o segredo de tudo- a luz!
Cuide de escolher um local com boa iluminação. A fotografia é a escrita da luz. Se você tentar fazer a foto em um ambiente pouco iluminado ou com lâmpadas fluorescentes, o resultado pode não ficar bacana. Em ambientes externos, costumamos ficar mais bonitos e sem tantas rugas de expressão. Perto de uma janela ou no jardim, no começo da manhã ou ao entardecer, você irá perceber que sua selfie será facilitada e você poderá receber muitos elogios. Sua fonte de luz deverá vir da sua frente, favorecendo a cor dos olhos, principalmente se forem claros. Luzes que vem do alto podem provocar máscaras nos olhos, muito comuns por aí…Ah, e evite o uso do flash. Ele provoca aquele brilho indesejado na sua testa, pode distorcer suas feições e criar o efeito de olhos vermelhos.
Dica número 6-Escolha a câmera da frente!
Muitos aparelhos têm duas câmeras: uma na parte da frente, que tem uma resolução melhor, e outra na de trás (Ambas deverão estar sempre limpas. Use um algodão ou guardanapo de papel). Será preciso virar o celular na hora da foto. Você não vai conseguir ver seu rosto, mas vale tentar, buscando um resultado melhor.
Dica número 7-Escolha a mão que vai fazer o clique!
Pratique usando suas mãos direita e esquerda para tirar selfies. Veja qual delas te permite atingir o ângulo que deseja. Leve em conta o fundo da sua foto.
Dica número 8- Disfarce sua timidez!
Não tem coragem de fazer uma selfie sozinho? Chame a galera! Escolha o ângulo para que todos apareçam, mesmo que você esteja à frente e seja assim destacado. E outra coisa: quanto mais pessoas na imagem, mas chances de curtidas…
Dica número 9- Use e abuse dos filtros
A maioria dos celulares disponibiliza um aplicativo que pode acrescentar uma dimensão interessante com o uso de filtros de cores e luz. Faça experimentações para encontrar o melhor filtro para a sua foto. Brinque! Veja se o tradicional “ PB”, ou preto e branco ” e o “sépia” combinam com a imagem. Outros filtros bacanas são aqueles que deixam sua foto com um visual vintage, romântico ou sombrio. Curta todos e sinta-se à vontade para ver qual fica melhor com sua foto. Se você tiver um programa de edição de imagens, você pode retocar manchas ou imperfeições na selfie antes de postá-la.
Novos enquadramentos, cortes, efeitos de luz…. Mas muitos desses retoques podem ser feitos em seu celular sem utilizar um aplicativo. Caso você prefira diferenciar e trabalhar bastante sua imagem, saiba que há vários aplicativos disponíveis para download.
Dica número 10-Use o bom senso!
Cuidado onde vai fazer sua selfie. Não atrapalhe missas, reuniões, funerais, palestras e as selfies de outras pessoas. Saiba escolher o momento e não gaste muito tempo nestas fotos, principalmente em locais turísticos. Isto faz com que você chame mais atenção do que gostaria ou deveria…E seja feliz …sem vergonha!
E aí, gostaram? Eu amei as dicas, vou prestar atenção em tudo isso quando for fazer selfie.
Beijos e até a próxima!
Marise Romano
Fotógrafa
Avenida Frei Paulino 557
Abadia – Uberaba – MG
CEP 38025 – 180
34 3312-6142 ou 34 99972-5825
http://mariseromano.com.br
mariseromano@mariseromano.com.br