Pessoal! Hoje o nosso tema de decoração são os Quartos Infantis Montessorianos e quem assina a matéria é a Mariana Pontes, proprietária da Decore Baby e que traz esta novidade para Uberaba. Confiram!
Seja para quarto de menina ou menino, uma tendência que vem ganhando espaço e caindo no gosto das mamães por todo o Brasil é a Linha Montessori. O chamado Quarto Montessoriano tem uma proposta bem clara: estimular o desenvolvimento e a autonomia da criança, deixando móveis e objetos acessíveis e a altura dos olhos das crianças.
O conceito deste projeto foi estruturado por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatizava a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades, já que em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.A proposta de Maria Montessori tem foco na educação – valoriza basicamente os estímulos, a concentração e percepções sensório-motoras da criança e leva em consideração o aprendizado de maneira lúdica, enfatizando a facilidade e liberdade que a mesma terá em experienciar e manusear materiais (brinquedos, etc) para obter maior concentração, abrindo caminho para que consiga se organizar e realizar atividades que lhe sejam gratificantes.
Para Maria Montessori, o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Por isso, o quarto Montessoriano preza por mobiliário essencial e espaço para que as crianças explorem tudo ao seu redor. Para que essa exploração possa ser feita de forma segura, é bom abusar de materiais que proporcionem segurança aos pequenos, daí todo cuidado deve ser redobrado tanto na escolha dos móveis e objetos, quanto na montagem do quarto.
Quarto com cama Montessori
Berço Montessori: O berço também é uma ótima opção para as famílias que desejam utilizar o sistema tradicional enquanto o bebê ainda é muito pequeno e pouco interage com o ambiente, e depois quando atinge uma fase maior, a grade pode ser retirada e aí tem-se uma mini cama montessoriana
Cama Montessori: Desenvolvida em formato de casinha, a cama baixa permite que a criança possa subir e descer sozinha – sem perigo. Apesar de estar muito próxima ao chão, o modelo de cama possui painéis de proteção para que o colchão não fique em contato direto com o chão. Além disso, a cama está disponível à venda em várias opções de cores (branco, rosa, azul, verde, cinza e azul Tiffany), se tornando ainda mais atraente as crianças e auxiliando no desenvolvimento que envolve percepção, reconhecimento de forma e cores.
Moldura com espelho Montessori: Sugerimos que fique em uma altura em que a criança consiga ver sua própria imagem. Através do espelho ela irá aprimorar o contato visual e conforme for seu amadurecimento chegará um momento que reconhecerá a própria imagem que é distinta da mãe, dando início à consciência de sua constituição como indivíduo. O espelho possui uma película protetora, que em caso de quebra por acidente irá mantê-lo grudado no adesivo (Sem oferecer risco a criança).
Cômoda Montessori: Ideal para a mamãe efetuar a troca do bebê, contém em sua estrutura duas prateleiras deslizantes onde podem ser incluídos os kits de higiene. É também ideal para ambientes pequenos, deixando espaço de sobra para que a criança consiga ir e vir sem muitas restrições.
Nicho Montessori: Com o objetivo de que a própria criança possa pegar seus brinquedos e ter acesso livre, o projeto contempla também 2 opções de nichos (com 2 e 3 partes), para adaptar ao espaço disponível no quarto. Nesta etapa a linha de estudos de Maria Montessori, destaca a importância da criança desenvolver a responsabilidade, permitindo com queela própria organize seus brinquedos da forma que preferir e desde pequena torne-se responsável em guarda-los após a brincadeira.
Prateleira para livros: A interação da criança desde pequena com os livros é fundamental, pois ela estimula o desenvolvimento e o raciocínio, além de divertir e ampliar horizontes. As prateleiras tornam o ambiente mais organizado e permite deixar os livros em uma altura adequada, na qual a própria criança consiga pegá-las e explorar o que é novo por conta própria, o que somará na autonomia e percepção de espaço ambiente.
Decore Baby
Site: www.decorebaby.com.br
Instagram: @decore_baby
Facebook: /decorebabyhome
Av. Santos Dumont, 1012
34 3314 – 1012