Gente!!! Minha família é italianíssima!!! Todos são amantes de vinho, meu pai gosta tanto que até representa há muitos anos aqui em nossa região a Vinícola Dal Pizzol. Hoje uma das melhores do Brasil, com vários vinhos premiados.
A Vinícola Dal Pizzol também faz vinhos com o rótulo personalizado, para eventos ou brindes de empresas, fica a dica!!!
Eu vou mostrar para vocês um pouquinho da Cartela de Vinhos da Dal Pizzol e dar dicas de alimentos que combinam com cada vinho. Não escreverei termos técnicos, pois não entendo nada, rsrsrs, vou escrever como leigo no assunto, ok? O importante é saber qual o vinho certo para comer com o prato certo e qual mais combina com o seu paladar.
ESPUMANTE BRUT
Processo Charmat Longo.
É límpido e brilhante, com coloração amarela com reflexos esverdeados, com borbulhas pequenas e espuma abundante e duradoura. Aroma de frutas oriundas do vinho base, notas cítricas e pão tostado, devido ao processo de elaboração. Apresenta uma refrescância provocada pelo gás carbônico e a acidez do produto. seguindo para um final de boca meio suave e bem equilibrado.
Recomendações Gastronômicas: combina com pescados de molho leve, pratos orientais e frutos do mar. Acompanha aperitivos e entradas leves.
Temperatura ideal entre 3 e 7º.
ESPUMANTE BRUT
Processo Champenoise.
Coloração amarela, com reflexos dourados, é límpido e brilhante, espuma abundante e persistente, possui finas e numerosas borbulhas. No aroma sobressai o tostado e a levedura, com toques que lembram pêssego, amêndoas e torradas. Apresenta um certa acidez e logo após uma sensação de harmonia. Apresenta boa estrutura, equilíbrio e corpo, resultado do longo amadurecimento em contato com as leveduras.
Recomendações Gastronômicas: harmoniza – se com pratos mais elaborados e intensos de sabor, como massas com molho branco e leves, grelhados de carne, peixes defumados e frutos do mar.
Temperatura ideal entre 3 e 7º.
ESPUMANTE ROSE BRUT
Límpido e brilhante de coloração rosada cereja. Na efervescência há desprendimento de gás carbônico, formando borbulhas pequenas e espuma abundante e duradoura. Notas florais e frutas vermelhas mesclado com cítricas, muito intenso e atraente. Paladar apresenta uma refrescância vinda do gás carbônico e a acidez do produto, seguindo para um final de boca macio e suave, bastante equilibrado, com cremosidade, persistência e volume de boca inigualável.
Recomendações Gastronômicas: brindes festivos e happy hour, aperitivos leves e frutas, massas, pratos orientais, pescados, frutos do mar e pratos levemente condimentados.
Temperatura ideal entre 4 a 8º.
ESPUMANTE MOSCATEL
Processo Asti.
Coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, perlage persistente, borbulhas finas e intensas. Aroma que lembra flores brancas e mel. Paladar de estrutura leve com equilíbrio entre açúcar e acidez, um grande produto!
Recomendações Gastronômicas: acompanha sobremesas, bolos comemorativos, frutas, mousses e sorvetes, festas e happy hour.
Temperatura ideal entre 4 a 6º.
ENOTECA
Coloração vermelho rubi vivo, aroma de frutas vermelhas (ameixa e geléia), couro envelhecido e especiarias. De paladar persistente, generoso, amplo, com bom volume de boca, encorpado e harmônico. Tem característica de vinho com potencial para envelhecimento.
Recomendações Gastronômicas: acompanha carnes vermelhas, caças, pratos com molhos e condimentos exóticos, queijos tipo Grana Padano, Pecorino, Menchego, Provolone e Roquefort.
Temperatura ideal entre 15 a 20º.
CABERNET SAUVIGNON
Vinho tinto seco, soberbo, encorpado, vigoroso no aroma e no bouquet floral, com toques herbáceos que se matizam numa saborosa composição. Quando bem equilibrado, seu teor de acidez é discreto e maduro, dando uma boa sensação final. muito bom vinho de guarda, ganhando com o envelhecimento.
Recomendações Gastronômicas: combina com queijos tipo camembert, cheddar, roquefort e brie. Carnes vermelhas de sabor acentuado, massas com molhos de carne, cordeiro, patos, gansos, aves bem condimentadas, bacalhau, carne de porco, vitela, rosbife, rã, souflés e cassoulet.
Temperatura ideal entre 15 a 20º.
GAMAY BEAUJOLAIS
Um vinho para consumo jovem, tinto leve, aroma de frutas vermelhas, macio, descontraído e com frescor agradável.
Recomendações Gastronômicas: acompanha massas com molho branco, risotos, filés, aves assadas, carnes defumadas, paella, frios em geral, queijos tipo camembert, brie e queijos suaves.
Temperatura ideal entre 8 a 12º.
TOURIGA NACIONAL
Vinho vermelho rubi com reflexos violáceos, aroma de frutas vermelhas (amora e mirtilo), além de flores silvestres. De paladar persistente e harmônico, tem bom volume de boca e taninos evoluídos e gigantes.
Recomendações Gastronômicas: acompanha pratos condimentados, carnes vermelhas, caças, bacalhau, massas, embutidos defumados, queijos e patês.
Temperatura ideal entre 15 a 20º.
SAUVIGNON BLANC
Coloração amarelo palha e reflexos esverdeados, aroma lembra frutas tropicais, como abacaxi, maracujá e goiaba. Nota – se no paladar um vinho leve e delicado, de boa acidez, refrescante, com retrogosto intenso e agradável.
Recomendações Gastronômicas: acompanha peixes de sabor menos acentuado, camarões, lagostas, saladas, entradas suaves e queijo de cabra.
Temperatura ideal entre 6 a 10º.
CHARDONNAY
Vinho pleno, vigoroso, de paladar e aroma acentuado, lembra frutas cítricas como maçã verde, limão e pera. Equilibrado, reflete o caráter de uva com elegância e frescor.
Recomendações Gastronômicas: acompanha massas de molho branco, frutos do mar, peixes pouco condimentados, lagostas, salmão, ostra, caviar, canapés finos, foundue de queijo, frutas frescas, queijo tipo brie e camembert.
Temperatura ideal entre 6 a 10º.
ANCELLOTTA
Coloração vermelho rubi vivo intenso, aroma de frutas vermelhas como amora e mirtilo, couro envelhecido e especiarias. De paladar generoso e persistente, amplo e com taninos macios, destaca sua estrutura e apresenta corpo marcante.
Recomendações Gastronômicas: acompanha carnes vermelhas, caças, pratos com molhos bem condimentados e queijos tipo camembert, brie e provolone.
Temperatura ideal entre 15 a 20º.
TANNAT
Coloração vermelho rubi com reflexos violáceos, de boa nitidez, aspecto aromático intenso floral e frutal, lembra ameixa, canela e cravo. Bom equilíbrio entre álcool e acidez, estruturado e encorpado. Paladar redondo, retrogosto agradável, taninos sedosos e civilizados.
Recomendações Gastronômicas: acompanha bacalhau, aves de caça, vitela, strogonoff, carnes assadas, queijos tipo gorgonzola, brie e cheddar.
Temperatura ideal entre 15 a 20º.
MERLOT
Coloração rubi com aspectos violáceos, tenro, frutado, bouquet saliente e aveludado. Tem boa estrutura de taninos, grande persistência aromática, lembrando flores e frutas vermelhas. Pode ser consumido jovem, mas envelhecido é bem melhor, fica mais macio.
Recomendações Gastronômicas: acompanha carnes com sabor mais acentuado, vitela, rosbife, bacalhau, massas com molho de carne, aves bem condimentadas, pato ou ganso, carne de porco, cordeiro, patê de foie gras, souflés, queijos tipo gorgonzola, brie, roquefort, port salut.
Temperatura ideal entre 15 a 20º.
PINOT NOIR
Vinho nobre, de cor vermelho vivo, aroma de frutas vermelhas, como groselha, amoras (pretas e vermelhas), cerejas. Na boa é elegante, com taninos aveludados, final longo ao sabor de frutos vermelhos, com boa harmonia entre corpo e estrutura. Ótimo equilíbrio entre álcool, acidez e taninos, com uma adstringência que lhe dá frescor e persistência de sua própria juventude.
Recomendações Gastronômicas: acompanha massas de molhos diversos, escargot, pescados, filés, assados, defumados, carneiro, strogonoff, frango ao molho, queijos tipo camembert, cheddar, colonial e gorgonzola.
Temperatura ideal entre 14 a 16º.
CABERNET FRANC
Vinho seco, cor rubi vivo, brilhante, intenso, bouquet floral e violeta, lembra framboesa silvestre. Exige pouco envelhecimento, é agradável para ser consumido ainda jovem.
Recomendações Gastronômicas: acompanha massas com molhos de carne, aves grelhadas, assados, cordeiro, filés, risoto e queijo tipo camembert e cheddar.
Temperatura ideal entre 15 e 20º.
BAG IN BOX
O bag é tipo um filtro, você pode consumir em 3 meses, não estraga e não tira o sabor do vinho, mantém o vinho gelado por mais tempo. A embalagem é econômica, são 3 litros em um bag, e higiênica e descartável. É prático para transportar, pois não quebra, é leve.
Combina Merlot com Cabernet, tem coloração rubi vivo, brilhante, harmoniza com equilíbrio, tem consistência encorpada e o toque herbáceo do Cabernet com os frutos vermelhos e a maciez tenra e aveludada do Merlot.
Recomendações Gastronômicas: acompanha massas consistentes, pizzas, peixes de sabor intenso, carnes assadas, aves, defumados, queijos tipo gorgonzola, camembert, cheddar, colonial, brie, roquefort, port salut, strogonoff, frango ao molho.
Temperatura ideal entre 15 e 20º.
SUCO DE UVA
Elaborado a partir da variedade Concord, onde os grãos de uva são selecionados manualmente. Produzido artesanalmente, onde os grãos são indiretamente aquecidos através de vapor e consequente extração do líquido. o que resulta em aromas e sabores naturais de uva, amenizada pela acidez elevada e sensação de beber um suco de uva mais leve.
As nutricionistas recomendam!
A Dal Pizzol fica em Bento Gonçalves – RS, quem estiver passeando por lá vale uma visita na Vinícola, que ainda tem restaurante, museu.
Por aqui, a representação é de João Ângelo Guidi – 34 3311-0123 ou jaguidi@outlook.com, tanto para pessoa física quanto para jurídica.