Será que seu filho come adequadamente? Nós pais, somos os espelhos para nossos filhos, devemos nos alimentar corretamente para poder mostrar o que é bom para eles. Mesmo porque, dizem que o leite materno contém tudo o que a Mãe come, e passa tudo para o filho, que aprende desde cedo os hábitos da Mãe. Confesso que aprendi a me alimentar recentemente, sou da era da junkfood e amo doce, mas, percebi que estava fazendo mal para mim e que agora teria que ser diferente, pois, poderia fazer mal para meus filhos também.
Com a ajuda de uma nutricionista, nossa querida Julia Lepri, que em breve estará aqui dando dicas para vocês, consegui alinhar o que eu gosto com comidas saudáveis, e consequentemente, meus filhos começaram a experimentar.
Nunca fui uma Mãe que proibisse algum tipo de alimento, eu apenas restrinjo horários. Acho que a criança deve experimentar de tudo para ver o que gosta. Eu não tomo refrigerante há muito tempo, na minha casa não compro, mas, aos finais de semana em encontros de família e festas, eles tomam, não é o fim do mundo, mas, eles entendem que tem opções melhores. E por assim vai…
Pesquisei um pouquinho para direcionarmos melhor a alimentação dos pequenos, aqui vão algumas dicas e posteriormente a Julia falará melhor sobre o assunto.
Na infância a alimentação é fundamental e as crianças desenvolvem um comportamento denominado neofobia (medo de coisas novas), rsrsrs aqui em casa acontece direto, eu procuro contar historinhas sobre os alimentos e opto também pelas comidas coloridas, com carinhas…por exemplo, para comer alface eu ensinei a fazer a trouxinha com arroz e feijão…vai que é uma beleza, rsrsrs. Você não pode desistir, tem que ter paciência!
Não pode haver brigas e nem trocas na hora da alimentação, se a criança não quiser, substitua o alimento por outros do mesmo grupo alimentar. Devemos respeitar o paladar da criança, se ela não gostou, não insista! Um dia presenciei uma cena que adorei, a autenticidade da criança foi ótima. O pai perguntou pra filha se ela havia comido cenoura, ela respondeu na maior felicidade que sim, que o bolo de cenoura estava incrível! Rsrsrs
Nunca invente nome aos alimentos, é necessário explicar a criança o que ele está comendo de verdade. Tenha uma rotina, hora de almoço e jantar são sagrados, não substitua por lanches e guloseimas e desligue a televisão. A família à mesa é uma hora sagrada.
Eu estou viciada no Pinterest (rede social de ideias e imagens), nestas férias, tive que ficar muito em casa, então tive que rebolar para achar novidades convidativas para as crianças. Uma das coisas pesquisadas foi alimentação, se você clicar lá com os tópicos alimentação, infantil, saudável, aparecerão várias dicas. Peguei uma que falava sobre 100 lanches saudáveis para as férias! Foi ótimo! E tem muitas dicas de como tornar o prato das crianças lúdico e fazer com que ele comam.
Beijos e até a próxima!
2 comentários sobre “ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS”
Parabéns, Carol!
As reportagem estão muito boas e interessantes.
O seu site está um sucesso! Bj
Obrigada Adriana. Que bom que está gostando! Bjs