Os cuidados com a pele são fundamentais para a aparência. É muito importante conhecer o seu tipo de pele, pois assim, poderá cuidar dela com mais carinho, com os produtos e tratamentos estéticos corretos, direcionados a cada área do corpo e rosto.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, há 5 tipos de pele e cada uma resulta da combinação de três fatores: água (interfere na elasticidade da pele), lipídios (interfere na nutrição e suavidade) e sensibilidade (determina a resistência).
Além de fatores genéticos, fatores ambientais e ações diárias influenciam no seu tipo de pele: o que você come, a estação do ano, o stress, medicação, entre outros.
Procurar um Dermatologista é essencial para os cuidados da pele, assim ele lhe indicará produtos específicos.
Gente! Vamos conhecer qual o seu tipo de pele? Façam um teste! Utilizem um lenço seco e limpo. Ao acordar limpe o rosto com o lenço e depois veja como ele ficou:
– Se o lenço não ficou com óleo e você sente sua pele flexível, vibrante, fresca e elástica, então sua pele é normal.
– Se o lenço ficou todo com manchas transparentes de óleo, então sua pele é oleosa.
– Se o lenço ficou com manchas transparentes de óleo na zona T, então sua pele é mista.
– Se não encontrou óleo no lenço e sente sua pele esticada e presa, sem elasticidade, áspera e seca, então sua pele é seca.
– Quem tem pele sensível já vão notar que produz manchas facilmente, ficam inflamadas e com coceiras.
Se ainda não deu certo…este questionário pode ajudar!
NORMAL
Tem textura normal e aveludada, possui a elasticidade e a gordura natural adequadas. Há equilíbrio entre as quantidades de água e lipídios, garantindo a hidratação adequada.Apresenta aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas. Possuem rugas geralmente na região dos olhos. É a menos comum.
Limpeza: utilize sabonete neutro ou loção de limpeza e finalize com tônico suave e sem álcool.
Make:utilize bases translúcidas e hidratante tinto. Blush em pó, mousse (acabamento natural) ou cremoso (acabamento acetinado).
Proteção Solar: deve utilizar protetor em emulsão ou creme, pois não “repuxam” o rosto. É indicado usar hidratante antes de aplicar o protetor.
SECA
Este tipo de pele perde muita água, com a baixa produção de lipídios a pele fica seca, frágil e facilmente irritada, provocando sensações de desconforto e repuxamento. É a que inspira mais cuidados, tende a envelhecer rapidamente, tem poros pouco visíveis, pouca luminosidade e é propensa a descamação e vermelhidão. Tem tendência à rugas e fissuras. A pele seca pode vir de fatores genéticos e hormonais, e também condições ambientais, como no inverno, tempo seco, vento e radiação ultravioleta. Banhos longos e com água quente contribuem para o ressecamento da pele.
Limpeza: prefira leites ou loções de limpeza. Soluções alcóolicas, adstringentes ou sabonetes podem ser agressivos. Lave o rosto pela manhã para retirar impurezas produzidas durante o sono. À noite lave o rosto novamente para retirar maquiagem e resquícios de poluição, use o tônico e hidratante adequado. Máscaras faciais hidratantes e esfoliantes leves podem ser indicados 1 ou 2 vezes na semana.
Make: utiliza base líquida, cremosa ou mousse. Blush pode ser líquido (efeito transparente), cremoso (efeito acetinado), ou mousse (efeito natural).
Proteção Solar: deve utilizar protetor em emulsão ou creme, pois não “repuxam” o rosto. É indicado usar hidratante antes de aplicar o protetor.
OLEOSA
Possui aspecto brilhante, úmido, espesso, apresenta poros dilatados e escuros e maior tendência à acnes, cravos e espinhas. O excesso de oleosidade é devido a hiperatividade das glândulas sebáceas, que produzem mais sebo do que o necessário. Pode vir de fatores genéticos, hormonais, excesso de sol, stress e alimentos gordurosos.
Limpeza: água e sabonete! Loções adstringentes e gel esfoliante podem ser usados semanalmente (a não ser os que tenham indicação diária). Sabonetes antissépticos não devem ser usados diariamente para não remover componentes necessários a pele.
Make: use produtos oilfree (sem óleo). Bases compactas (em pó ou bastão) ou líquidas. Blush em pó, pois disfarça a oleosidade.
Proteção Solar: em gel ou a base de água, pois não acumulam nos poros. Oilfree.
MISTA
É a mais comum, é um mix de pele seca com pele oleosa. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo), e seco nas bochechas e extremidades. Na zona T há tendências a cravos e espinhas. Possui espessura mais fina, tem tendência à descamação e rugas finas e precoces.
Limpeza: loções desengordurantes e para a zona T adstringentes. Lave o rosto pela manhã com sabonetes à base de ingredientes adstringentes, pois favorecem a remoção de impurezas e a desobstrução dos poros. Use hidratante em gel ou loção oilfree. Se sentir que a pele está oleosa, resista à tentação de lavá – la, pois remove a oleosidade natural da pele e aumenta a produção de sebo. À noite, lave a pele novamente e aplique o tônico facial indicado e hidrate novamente. Máscaras que controlam a oleosidade e esfoliantes que ajudam a prevenir a formação de cravos podem ser usados até 2x por semana.
Make: bases translúcidas e hidratantes. Blush em pó, mousse (efeito natural) ou cremoso (efeito acetinado).
Proteção Solar: em gel ou a base de água, pois não acumulam nos poros. Prefira os sem óleo.
SENSÍVEL
É frágil e irritável. Fica facilmente avermelhada, apresenta coceira, manchas, ardor e sensação de picadas após situações como aplicação de novos produtos assim como fatores ambientais: vento, sol, frio e uso excessivo de cosméticos. Inspira cuidados diários.
Limpeza: use produtos sem álcool. Não use tônicos e adstringentes.
Make: base mineral e blush mineral ou mousse.
Proteção Solar: deve ser oilfree.
Beijos e até a próxima!