Pessoal, estamos em clima olímpico. Apesar dos diversos tropeços do Brasil e da nossa atual conjuntura econômica, eu me surpreendi muito com a Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Não esperava tamanha criatividade e interação com a nossa cultura, mostrando todas as diversidades do nosso lindo Brasil, porque cá entre nós a Abertura da Copa de 2014 foi um fiasco.
Amei a presença da Gisele Bündchen, pela representatividade dela no mundo, levando sempre nossa bandeira, ela estava soberana. Mas, a Garota de Ipanema é a Helô Pinheiro né gente? Senti falta…
Gisele Bündchen – nossa top model na Abertura dos Jogos Olímpicos 2016
Outro ponto alto foram as coreografias de DeborahColker e a música de Jorge Bem Jor que levantou a plateia.
Vamos falar de Moda…a roupa é muito importante para os atletas e estilistas que assinam. Para os atletas a roupa deve ser adequada pois influencia no desempenho dos mesmos e para os estilistas é uma glória, pois os olhos do mundo estão voltados para os atletas.
Como minha vida é Moda, assisti o desfile de todas as delegações, para avaliar os seus uniformes e vestimentas e contar um pouquinho para vocês, já que algumas são assinadas por estilistas renomados, enquanto outras mostram a cultura do país.
Estão curiosos? Então leiam abaixo!!!
BRASIL
Os uniformes foram criados pela estilista Lenny Niemeyer, em parceria com a rede holandesa C&A. Explorando as cores de nossa bandeira, a natureza, e nossa diversidade, Lenny criou estampas baseadas no tema tropical. As peças estampadas são usadas com outras peças lisas em tons de areia e azul marinho, visando o conforto, a estilista usou algodão e elastano na composição dos tecidos. Foi cerca de um ano idealizando as peças. Lenny foi a escolhida, concorrendo com outros 4 estilistas brasileiros.
“É com muito orgulho que aceitei esse desafio. Minha inspiração veio da natureza com toda a diversidade do nosso país. A partir do verde, azul e amarelo da bandeira brasileira, criei uma estampa que remete aos nossos pássaros e flores tropicais, em tecidos leves que se movimentam ao vento e tons de areia do nosso vasto litoral. A modelagem é clássica e atemporal, reforçando o comprometimento e grandiosidade de um evento que vai ficar marcado na nossa história.’’ Lenny Niemeyer
Lenny Niemeyer e a estampa tropical usada no uniforme
O uniforme completo usado na Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, nadador Leonardo de Deus, Maria Eduarda Duda Miccuci e Luisa Borges, do nado sincronizado, e o jogador de handebol Fábio Rocha Chiuffa (Foto: COB/Divulgação)
A campanha de apresentação dos uniformes C&A
As meninas do nado sincronizado, Maria Eduarda Duda Miccuci e Luisa Borges, mostram detalhes do vestido (Foto COBDivulgação)
Fábio Rocha Chiuffa, do handebol, mostra detalhes do terno (Foto COBDivulgação)
Ana Sátila (canoagem), Marcus D’Almeida (tiro com arco), Pedro Gonçalves (canoagem) e Aline Silva (luta olímpica)
A festa dos nossos atletas no Desfile de Abertura das Olímpiadas do Rio 2016
Há também os uniformes das atividades esportivas, aqui mostrarei os desenvolvido pela Nike para as modalidades Atletismo e Basquete. Com tecidos tecnológicos que melhoram as performances em cada modalidade, verde, amarelo e toques fluorescentes quebrados pelo azul e branco. O uso da tecnologia “knit” e shorts com “aeroswift” funcionam como segunda pele e protegem cotovelos e joelhos, produzem efeito de compressão, afasta o suor e mantém braços e pernas aquecidos.
Uniformes da Nike para o Brasil, Clarissa e Marcelinho Huertas, do basquete (nas pontas), Duda e Keila Costa, do atletismo.
Para as paralimpíadas também foram desenvolvidos uniformes, a inspiração veio da Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. Quem assina é a grife Reserva, o estilista Igor Barros criou a estampa que evidencia a flora e as aves, transmitindo diversidade, alegria, mesclando versatilidade, conforto e elegência.
Os uniformes foram apresentados pelo Embaixador do CPB, Flávio Canto, ao lado dos atletas paraolímpicos André Brasil (natação), Silvânia Costa (atletismo) e Jovane Guissone (esgr

Rio de Janeiro – Os atletas paralímpicos Jovani Guissone e André Brasil apresentam os uniformes para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Rio de Janeiro – A atleta paralímpica Silvânia Costa e o embaixador do Comitê, Flávio Canto, apresentam os uniformes para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Fernando Frazão/Agência Brasil)
O time de funcionários e voluntários Rio 2016 usará as cores verde, amarelo, azul e vermelho. São 87 mil pessoas que usarão os kits contendo camisas, calças que viram bermuda, jaqueta, meias, tênis e bolsa com a logomarca Rio 2016 e a inspiração foi na natureza e na energia brasileira.
Azuis serão usados pelos árbitros, verde para atendimento público. Os tecidos favorecem a transpiração, protegem do vento, a modelagem se adapta ao clima e a versatilidade pontua a coleção. Bolsa que vira pochete, tudo pensado na funcionalidade perante cada tipo de atuação.

Bolsa que vira pochete funcionalidade

Uniformes de funcionários e voluntários do Rio 2016
ESTADOS UNIDOS
Os uniformes americanos, são assinados pela marca Polo Ralph Lauren, que desenvolveu a primeira jaqueta iluminada da história para a ocasião. Calças e shorts brancos, cintos listrados nas cores da bandeira e peças em vermelho e azul.

Apresentação e croquis dos uniformes olímpicos norte americano assinados por Polo Ralph Lauren

A jaqueta iluminada de Polo Ralph Lauren para os EUA nas Olimpíadas do Rio 2016

A jaqueta iluminada de Polo Ralph Lauren para os EUA nas Olimpíadas do Rio 2016 (2)

Apresentação dos uniformes olímpicos norte americano assinados por Polo Ralph Lauren

Croquis dos uniformes olímpicos norte americano assinados por Polo Ralph Lauren

Atletas norte americanos na Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Atletas norte americanos na Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Uniforme de encerramento assinado por Polo Ralph Lauren

Uniforme de encerramento assinado por Polo Ralph Lauren

Uniforme de encerramento assinado por Polo Ralph Lauren
CUBA
O designer de calçados Christian Loubotin e a loja SportyHenri (pertence ao atleta francês Henri Tai), assinam os uniformes sociais de Cuba. Inspirado nas cores da bandeira e na história do país os uniformes masculinos são compostos de blazer, camisa branca e tênis de cano alto, e femininos são iguais acrescentando apenas sandálias de salto baixo e estrela. A bandeira de Cuba aparece nos bolsos, uma estrela nas costas e a cor fetiche de Loubotin está presente, o vermelho, como nos saltos dos seus sapatos. Homens de vermelho e mulheres de bege, a parte de baixo é preta para ambos, composta de bermuda para homens e calça curta para mulheres.

Uniformes de Cuba bandeira no bolso

Uniformes de Cuba assinados por Christian Loubotin e SportyHenri

Uniformes de Cuba assinados por Christian Loubotin e SportyHenri

Christian Loubotin e Henri Tai com atletas na apresentação dos uniformes

Uniformes de Cuba assinados por Christian Loubotin e SportyHenri 4

Uniformes de Cuba assinados por Christian Loubotin e SportyHenri
AUSTRÁLIA
A Austrália apresenta ternos listrados e lenços no estilo retrô, pois são inspirados nas Olimpíadas de 1924. Quem assina é a marca Sportscraft e os sapatos são da Tom´s.

Uniformes australianos assinados por Sportscraft e os sapatos são da Tom´s

A delegação australiana no desfile de Abertura dos Jogos Olímpicos 2016
FRANÇA
Assinada pela Lacoste, o uniforme social são casacos com capuzes e bolsos em azul marinho, com calças brancas.

Apresentação uniforme da França assinado por Lacoste

Apresentação uniforme da França assinado por Lacoste

Apresentação uniforme da França assinado por Lacoste

Apresentação uniforme da França assinado por Lacoste

Apresentação uniforme da França assinado por Lacoste

A Nike assina o uniforme de futebol da França
CANADÁ
As roupas sociais foram assinadas pela marca Dsquared2, dos irmãos canadenses Dean e Dan Caten e desenvolvidas pela loja de departamento Bay´s Hudson. Alfaiataria impecável e moderna que é a merca registrada da dupla, os uniformes misturam vermelho, branco, preto e cinza. Blazers oversized cheio de recortes, bonés minimalistas e sneakers.

Uniforme social canadense assinado pela Dsquared2

Uniforme social canadense assinado pela Dsquared2

Uniforme social canadense assinado pela Dsquared2

Delegação canadense no desfile de Abertura dos Jogos Olímpicos 2016

Delegação canadense no desfile de Abertura dos Jogos Olímpicos 2016
GRÃ BRETANHA
Quem assina os uniformes do Reino Unido é Stella McCartney e Adidas. Inspirados nas cores da bandeira e da marinha, composto por leggings azuis, blusas brancas e tons vermelhos os uniformes das modalidades esportivas fazem bonito. O social é composto de casaco com bermuda, alternando as cores azuis e branca entre homens e mulheres, a estilista ainda utilizou os símbolos G e B (referentes a GreatBritain)

Uniformes de modadlidades esportivas assinados por Stella

Uniformes de modadlidades esportivas assinados por Stella

Uniformes de modadlidades esportivas assinados por Stella
SUÉCIA
A Suécia usou modelos da gigante de departamentos sueca H&M. Peças em materiais sustentáveis, como poliéster reciclado. Uniformes com as cores da bandeira amarelo e azul, no desfile de abertura me chamou atenção para o comprimento das saias, cada mulher usou em uma altura e ficou feio, mas o uniforme era bem legal, modelagem de alfaiataria com tecidos esportivos. Os modelos já se encontram nas lojas.

Uniformes suecos social e esportivo assinados pela H&M.
CORÉIA DO SUL
Os sul coreanos estão com tanto medo da zika vírus que os uniformes possuem tecnologias à prova do mosquito. Uniformes inspirados na marinha, calças brancas e meias listradas, gravatas de bolinha e sapatos azuis, assinados pela marca Bean Pole.

Uniformes sul coreanos esportivos e sociais assinados pela Bean Pole e à prova de zika vírus

Uniformes sul coreanos esportivos e sociais assinados pela Bean Pole e à prova de zika vírus

Uniformes sul coreanos esportivos e sociais assinados pela Bean Pole e à prova de zika vírus
ITÁLIA
Giorgio Armani assina os uniformes dos atletas italianos, com o nome de uma de suas marcas a Empório Armani. Clássico e esportivo, os uniformes são compostos de camiseta pólos, jaquetas bomber, maiôs e até óculos de sol. Houve um desfile para apresentar as peças e as mesmas já estão nas lojas espalhadas pelo mundo.

Os modelos Pietro Boselli e Penny Lane em editorial de apresentação da coleção

Uniformes italianos assinados por Giorgio Armani

Uniformes italianos assinados por Giorgio Armani

Uniformes italianos assinados por Giorgio Armani
DIVERSIDADE NO DESFILE DAS DELEGAÇÕES
Ainda vimos muita moda e cultura nos desfiles das delegações, países mostrando suas culturas através da vestimenta e teve até gritinhos do público femino para o moço “untando” de Tonga! Os africanos deram um show a parte com seus trajes lindos e coloridos

Delegação de Camarões

Delegação de Butão

Delegação de Burundi

Delegação Burkina Faso

Delegação Benin

Delegação Bermuda

Delegação Camboja

Delegação Gambia

Delegação Gana

Delegação Senegal

Delegação Serra Leoa

Delegação Libéria

Delegação Irã

Delegação Haiti

Delegação Tonga

Delegação Togo
Beijos e até a próxima!