Pessoal, hoje vou contar sobre tipos de cabelo. É importante saber qual o seu tipo de cabelo para usar produtos adequados. Para cada tipo há variações quanto à espessura, volume e brilho dos fios.
O que influencia nos tipos de cabelos dos brasileiros é a miscigenação, o Brasil é o maior em número de variações capilares.
TIPO 1 OU LISO: é o desejado pelas brasileiras, totalmente liso sem ondulação, mas, somente 18% tem este tipo de fio. Por isso, os tratamentos para alisar os cabelos fazem sucesso no país.
O cabelo costuma ser sedoso, devido a oleosidade natural que atinge as pontas.
- Liso fino ou 1A: são os cabelos muito lisos, sem volume, escorridos, que não seguram nada e não modelam. Tem tendência à oleosidade, fica grudado na cabeça, por isso, use produtos para cabelos oleosos, a raiz deve sempre estar limpa. Produtos que dão volume podem ser bons, mas, esqueçam os à base de silicone.
- Liso médio ou 1B: são os cabelos lisos, com pouco volume, já é possível modelar as pontas e colocar grampos. Os fios são mais encorpados, aplique o condicionador nas pontas.
- Liso grosso ou 1C: são os cabelos lisos, porém grossos e com volume. Fáceis de armar e difíceis de modelar. Lavar com frequência com produtos que tirem a oleosidade da raiz, condicionador só nas pontas e na finalização use reparador de pontas duplas.
- Cuidados: para evitar ressecamento, os cabelos lisos precisam de hidratação a cada duas semanas e a cada lavagem deve – se usar cremes com proteção térmica antes de usar secador ou chapinha. O uso de chapinha, secador e babyliss podem deixar este cabelo seco e danificado.
TIPO 2 OU ONDULADO: tem um movimento natural, ao cortar o caimento fica bom, é o mais comum no Brasil. O cabelo forma ondas em S, podendo ficar liso quando escovado ou cacheado quando amassado, formando cachos soltos. A raiz tende a ser lisa e o cabelo a ter frizz.
- Ondulado fino ou 2A: cabelos ondulados, as ondas formam S bem suave, é fácil de modelar e quase liso, sem muito volume. Use mousse, gel e loções ao invés de cremes e manteigas.
- Ondulado médio ou 2B: cabelos ondulados, as ondas forma um S perfeito, tendem a ter frizz e não são fáceis de modelar. Use produtos a base de gel ou mousse e finalizadores anti – frizz, para manter as ondas bonitas.
- Ondulado grosso ou 2C: cabelos ondulados e volumosos, formam cachos soltos, não ficam grudados na raiz e são difíceis de modelar. Use mousse e finalizadores anti – frizz.
- Cuidados: para definir ondas, use cremes para pentear ou ativadores de cachos, os cortes em camadas dão movimento aos cabelos. Precisa hidratar a cada duas semanas, esqueça secador e pranchas, assim, as ondas ficam mais definidas.
TIPO 3 OU ENCARACOLADO/ CACHEADO: é um tipo de fio que já podemos classificar como afros e crespos.Pode trabalhar volume com leves camadas no corte. O cabelo forma cachos bem definidos parecendo molas, tendem a ser seco.
- Cacheado solto ou 3A: cachos naturais, largos e regulares, bem formados e redondos, geralmente finos. Use gel, leave in e creme ativador de cachos. Shampoos sem sulfato.
- Cacheados fechados ou 3B: cachos estreitos e bem formados, mais fechados e grossos, ficam armados. Use cremes ativadores de cachos, com hidratantes e controle de frizz. Os fios costumam ser secos, então use shampoo com hidratante e com o cabelo seco use leave in.
- Cacheados muito fechados ou 3C: cachos muito fechados e estreitos, ficam grudados uns aos outros, mas, tem um padrão definido. Os fios são finos e frágeis, por isso, hidrate no shampoo, condicionador e máscaras. Use cremes, manteigas e óleos.
- Cuidados: o ideal é lavar apenas duas vezes por semana, com shampoos anti frizz ou para cabelos normais, a cada lavagem os fios devem ser hidratados com cremes de tratamento ou máscaras de hidratação. Após lavados, deve – se aplicar leave in (creme de pentear sem enxague) e deixar o cabelo secar naturalmente. Secador e chapinha ressecam os cachos. Podem usar também reparador de pontas, que deve ser aplicado com os fios secos. Não escove os cabelos secos, nem se estiver armado, passe produtos específicos, tipo spray para cabelos afros, amasse, e coloque os cachos no lugar.
TIPO 4 OU CRESPOS/ AFRO: é o mais raro no Brasil, 2% da população, resultado de nossa grande miscigenação. O cabelo afro fica enrolado mesmo molhado, é frágil e seco (a oleosidade não consegue percorrer os fios do cabelo), deve ser hidratado semanalmente.
- Crespo macio ou 4A: cachos pequenos, definidos e fechados, parecem molas. Não tire a oleosidade natural dos fios, portanto, evite lavar diariamente ou utilize o método co-wash (lave somente usando condicionador para este tipo de cabelo, que limpam e hidratam sem remover a oleosidade). Se preferir o shampoo, use sem sulfato e com hidratantes.
- Crespo seco ou 4B: cachos fechados, em zigue – zague, menos definidos. Opte por shampoos densos e cremosos, desembarace com pentes de dentes largos, sele com óleo natural (sem óleos minerais) para hidratar bem. Para estilizar use leites e manteigas e evite manipular os fios para evitar quebras.
- Crespo sem forma ou 4C: cachos bem fechados, em zigue – zague e sem definição nenhuma. Evite lavar, utilize o método co-wash (explicado no 4A), ou shampoos sem sulfato. Sele com óleo natural e finalize com produtos hidratantes como manteigas e cremes,
- Cuidados: hidratar com água quente e toucas térmicas, a finalização da lavagem deve ser em água fria, assim, evita o frizz. Use creme para pentear e deixe os cachos secarem naturalmente, retire o excesso de água ao amassar o cabelo com papel toalha.
Já descobriu qual o seu tipo de cabelo?
Beijos e até a próxima!
2 comentários sobre “TIPOS DE CABELOS”
Parabéns pelo post! Continue assim 🙂
Conheci agora o seu blog e já tô amando cada post <3<3<3 Continue sempre assim 🙂