A 42ª edição do SPFW continua de vento em polpa e cheio de novidades.
Abaixo, mais dicas da temporada. Vejam!
- IÓDICE
A marca apresentou sua coleção inspirada na Índia e atitudes punk.
Um mix de referências.
Misturam tecidos, padronagens, cores tradicionais, amarram, usam o saião, mas,
continuam urbanas.
O veludo é o principal tecido da coleção, saias midi, túnicas abaixo da cintura. As formas
oversized fizeram parte da coleção.
A cartela de cores é composta por marsala, terra, caramelo e o “amarelo curry”.
Nos pés, sandálias pesadas com tachas viraram hit da temporada.
- ÁGUA DE COCO POR LIANA THOMAZ
O desfile foi o máximo, algumas das modelos brasileiras que fizeram história nas passarelas estavam presentes.
A coleção foi inspirada na República das Maldivas, um verão jovem e fresco, nas praias paradisíacas e com ares de festa de bangalôs.
Modelagens diferenciadas de calcinhas de lacinhos, passando por modelagens mais largas até hot pants, vestidos, calças, bermudas, shorts, camisas e jaquetas. Formas esportivas, bordados, tecidos esvoaçantes, kaftans, quimonos, entre estampas de fauna, flora, listras formam uma coleção sexy e cool.
- RONALDO FRAGA
Apresentou a coleção no Teatro São Pedro, com um casting só de modelos trans. O tema da coleção era “El Día que me Quieras”, faz sentido pelo clima teatral do tango, mas, a maior influência foi da loja do estilista Ney Galvão, da década de 70 que tinha este nome e era frequentada por travestis baianas, e Ronaldo fala de trans.
A coleção trabalha looks com referências retrô, dos anos 20, 30 e 40. As estampas trompe l´oeil são o hit e mangas bufantes transformam os looks.
A cena final mostra as modelos dançando de lingerie. Como sempre Ronaldo Fraga emociona em suas apresentações e focou na inclusão social.
- VITORINO CAMPOS
Apresentou a coleção inspirada no pintor francês Gustave Courbet, começa com um desfile leve de cores iluminadas e leves e depois entra o inverno austero, pesado.
A modelagem oversized foi bem trabalhada, com aspecto relax e confortável. Usou sobreposições e muitos tecidos, e um toque de transparência.
- AMIR SLAMA
A coleção chamada ”Tropical Jungle” foi inspirada nos anos 50 e 80.
São biquínis, maiôs, vestidos, corselets envoltos em uma assimetria impecável, usados com meias, estilo cinta – liga. Os cintos marcaram as cinturas e também alguns detalhes assimétricos. Mangas bufantes e bonés compõe os looks. Asa delta e bordados também deram o ar da graça.
A cartela de cores: preto, pink, roxo, laranja branco. Estampas de oncinha e recortes na moda praia.
- OSKLEN
A Osklen tem uma identidade fortíssima e público cativo.
Esta coleção apresenta silhuetas amplas focadas no conforto e relax do verão, com estilo unissex.
A cartela de cores vais de tons neutros até laranja e mostarda. As estampas são de folhagens tropicais.
Nos pés slippers.
- GLORIA COELHO
O tema da coleção foi a Escócia, ao som de gaitas de fole. Gloria apresentou sua coleção outono/ inverno 2017.
Saias, vestidos, tartan, estampa de quadrados, da bandeira escocesa, bolinhas em neoprene (que lembram o lago Ness). Amarração dos mantôs em um ombro só e com cinto. Casacos de couro para serem usados abertos. peles de carneiro penteadas, malhas em fio metalizado, gola alta e xales escoceses.
O “sporran” aquela bolsa escocesa presa no kilt, aparece preso às saias,podendo usar separado.
As jóias são assinadas por fiszman Jewel Studio.
- VIX
A coleção foi apresentada para imprensa.
As peças apresentam a cintura baixa em biquínis, estampas tropicais e roupas para o pós praia: frescas e esvoaçantes.
- JUST KIDS
É uma marca de moletons criada por Karen Fuke e Juliana Jabour, o nome da marca vem da união das iniciais das duas amigas.
Moletons oversized e com mensagens estampadas. Elas não querem vender moda e sim criar a moda, algumas das frases dos moletons, comentam esse momento como “we´re not here to sell clothes” e “fashion kills”. Os moletons aparecem acompanhados de calças, correntes, um streetwear bem forte.
- SAMUEL CIRNANSCK
Samuel apresentou sua nova linha, a SCK, mais pop, casual, comercial e mais acessível.
Composta de jeans, brilho, cintilantes para homens e mulheres.
Eu gostei muito, sou apaixonada por ele desde a faculdade, onde ele vendia camisetas nos intervalos e essa coleção é uma releitura desse período.
- HELÔ ROCHA
Helô descreve esta coleção como “Axé em forma de roupa”. Um pouco de anos 70, meio hippie.
Peças brancas fluídas, transparências, estampas Liberty, mix de estampas, rendas, telas e macramê.
- RATIER
Renato Ratier, dono da marca e da boate D-Edge.
Streetwear em looks soltos, com shape esportivo, muito preto com detalhes em ouro e prata. moletom, malhas, nylon e seda em peças fluídas. Amei uma bermuda em tecido líquido.
- MEMO
Patricia Birman e Lolita Hannud assinam a marca. São roupas que vão da academia para as ruas em perfeita harmonia e são super fashion e tecnológicas.
É a primeira vez que uma marca fitness desfila no SPFW, a Memo existe desde 2010.
Tons neutros misturados a tons vibrantes. Além de leggings e tops apareceram maiôs, vestidos, macacões, parkas, jaquetas. Brincaram com oversized x justo a moda atual proporciona esta brincadeira do esportivo acoplado às roupas do dia a dia.
Tudo nas lojas e no e-commerce ainda nesta estação.
- COTTON PROJECT
É um projeto experimental, conecta as raízes da marca: música e jovialidade. Rafael Varandas e Acácio Mendes apresentaram a Merchandise Collection, ou seja, coleções cápsulas em parcerias com bandas, que você compra nas “banquinhas” do show. A Cotton Project nasceu na internet, usam personagens do cenário musical para assinarem coleções cápsulas.
Desta vez a banda Aymoréco e os DJs da Selvagem contribuem para a coleção, inspirados em peças de figurinos usadas em shows e na popularização da música eletrônica nos anos 80.Foram duas linhas com sete looks cada, somente as partes de cima são assinadas pelas bandas.
A cartela de cores tinha rosa, branco, ocre, coral e marinho. As peças eram jaquetas, calças, camisetas. As estampas de beijinhos e grafite – palmeira, blusões artsy fizeram sucesso.
- JOÃO PIMENTA
O estilista muda suas direções, olha para tendências globais. Aparecem na passarela homens com cara de meninos – anjos.
Com modelagem assexual, a coleção agrada os dois gêneros. Saias plissadas, peças oversized, jaquetas bomber, camisas. Recortes, babados, modelagens inteligentes.
A cartela de cores é bem feita e mostra os hits da estação: rosa quartzo e azul serenity. Mesclou a sua alfaiataria certeira com peças de streetwear e sportswear, resultando em peças leves e super em alta.
- COCA COLA JEANS
Xuxa estava assistindo o début da filha na passarela, Sasha é a cara da marca nesta estação e assina algumas coleções para a marca.
Peças de tendências na coleção: oversized, pantacourt, jaquetas bomber, casacos longos. A cartela de cores: branco, jeans, preto e prata. Muitas sobreposições e looks monocromáticos.
A beleza do desfile chamou atenção devido aos olhos. A pele “gelada” devido a iluminação, boca natural e olhos vermelhos.
É isso gente! O evento acabou, mas, as tendências estão bombando nas araras no esquema “see now, buy now”.
Beijos e até a próxima!
Carolina Guidi.