Iniciaremos com o corpo feminino, no próximo post falaremos sobre o masculino, ok?
Darei dicas sobre tipos de corpos…o que isso influencia na Moda? Você pode a partir do seu tipo de corpo explorar os pontos fortes ou esconder as imperfeições do seu corpo. Trabalhe as proporções do seu corpo, visando sempre um look equilibrado.
Não sou muito de seguir à risca, pois, toda regra tem sua exceção…o que eu quero é que vocês avaliem e entendam o vosso corpo para poder explorá – lo da melhor maneira. Não é imposição, apenas uma sugestão, ok?
A melhor maneira de seguir a Moda, é usar o que lhe faz sentir bem, sem que fique arrumando a roupa ou mesmo que passe a impressão de desconforto. Faça o seu estilo, siga a Moda que você gosta e não a tendência.
Os países ocidentais usam uma medida como padrão 90-60-90 cm, ou seja, 90cm busto e quadril e 60cm de cintura. Atualmente é difícil e não é necessário se enquadrar nestas medidas. Então vamos lá…como medir? Comece medindo a largura dos seus ombros, da cintura e da parte mais larga dos quadris. Não dê a volta completa, meçam de uma lateral à outra.
**Usarei alguns termos técnicos: bottoms – significa a parte inferior, calças, saias, bermudas…e tops – a parte superior.
MODELO AMPULHETA
Quando a cintura é fina, quadris e ombros mais largos. Na minha opinião uma das melhores, mas, menos comum. Revela bem o corpo feminino…tipo Marilyn Monroe, sabe? As curvas são harmoniosas e as gordurinhas bem distribuídas, bustos e quadris são simétricos. O bom é realçar a cintura e esconder um pouco os quadris, use – a como ponto central para suas produções. Se o peito for avantajado, use colares menores e mais delicados e abuse de pulseiras largas. Pode usar o estampado em cima e deixe os lisos para os bottoms. O modelo transpassado e cortes evasê e godê também favorecem este tipo de corpo. Abaixo algumas dicas do que usar!
USE: cintos, faixas, vestidos, casacos e blusas que marcam esta região, o transpassado é uma ótima. Bottoms com cintura alta ou marcada, corte reto ou flare. Tecidos fluidos, roupas leves. Valorize os braços, regatas e tomara que caia. Alongar as pernas sempre deixa elegante.
EVITE: roupas com volume e com corte reto, que esconda as formas (fica com aspecto de corpo quadrado) ou muito justas.
MODELO TRIANGULAR (ou PÊRA)
O volume está nos quadris, os ombros são estreitos. Destaque ombros e busto. Podem ter coxas e nádegas maiores, é considerado um corpo curvilíneo, as pernas geralmente são maiores e musculosas. É importante reduzir o volume na parte de baixo, e focar para abusar na parte de cima: com estampas, cores claras, acessórios (pode usar brincos e colares grandes). Na parte de baixo abuse de cores escuras e lisas. Pensem sempre em equilibrar os prós e os contras! É importante alongar o corpo, principalmente se estiver acima do peso.
USE: muitos acessórios (lenço, colares, broches), estampas, cores claras, listras horizontais, na parte de cima. Na parte de baixo, abuse de cores escuras, corte reto ou evasê. Os casacos devem terminar antes dos quadris. Decotes canoa. Golas volumosas e ombreiras discretas. Salto alto, sapatos de bico fino alongam a silhueta. Tiras e saltos grossos, equilibram com pernas grossas. Braços a mostra, alças finas. Bolsas de mão ou de alças finas. Modelagem cropped para tops.
EVITE: o volume na parte inferior, pregas, bolsos, não são bem vindos. Detalhes (cintos, bolsas) na altura dos quadris (foque na cintura). Bolsas tiracolo. Estampas e cores claras no bottoms.
MODELO RETANGULAR
Ombros, quadris e cintura do mesmo tamanho, a silhueta não tem tantas curvas. Geralmente, essas mulheres tem pernas finas. Use roupas que criem curvas e movimento na região da cintura, babados e drapeados. Vestidos e blusas que marquem a cintura. Abuse de decotes, recortes, colares chame atenção para região do colo. Nos bottoms as pregas e bolsos podem ajudar, pois, chamam a atenção e passam a impressão de que a cintura é mais fina.
USE: na parte de baixo, pantalonas, estampas pequenas, volumes, saias rodadas, saias midi afinam a cintura, mini saias, pregas, bolsos. Na parte de cima abuse de blusas soltas, decotes, recortes e colares. Se for usar o cinto, prefira os da mesma cor da roupa. Podem usar cores diferentes em cada parte do corpo, para chamar atenção a cada uma, mas, na cintura prefira cores escuras para acentuá – las. Sapatos chamativos e bolsas arredondadas.
EVITE: roupas largas (boyfriend, baggy, moletom) e retas, estampas grandes, cintura alta, cós largo, blusas justas, cintos contrastantes, vestidos de corte reto.
MODELO OVAL
A cintura é maior que as outras medidas, geralmente, este corpo está acima do peso para sua altura. As linhas são curvas e o pescoço largo. Valorize a parte inferior, pernas pra que te quero!!! Cuide bem delas. Na parte superior chame atenção para colo e braços (se não for gordinho, ok?). Saias godê e evasê, calças retas ou mais justas, mostrando as pernas torneadas. Blusas soltinhas e com decotes em V, cores escuras e lisas, comprimento até a metade dos quadris. Tecidos de brilho e texturas costumam aumentar a silhueta, então tomem cuidado. Mostre um pouco da pele, uma boa dica são os sapatos modelo peep toe e scarpin, que deixam o colo do pé a mostra, que dá impressão de alongar e não possuem tiras. Braceletes e anéis vazados também alongam.
USE: looks monocromáticos, saias evasê e godê, blusas soltinhas, calças retas, skinny ou flare. Decotes U e V. Casacos abaixo do quadril e retos. Vestidos de corte reto. Listras verticais. Roupas no tamanho certo, nem justas e nem largas. Mangas 3/4. Tecidos encorpados.
EVITE: Roupas largas. Roupas justas, que marquem a barriga. Calça de boca larga, cintura baixa, com volume. Para quem tem pescoço largo evite colares grandes, echarpes ao redor. Listras horizontais. Babados, parte de cima por dentro da calça. Gola alta e manga comprida. Sandálias e sapatos de tiras finas.
MODELO TRIÂNGULO INVERTIDO
Geralmente, neste tipo de corpo o peso é distribuído entre tronco e peito, evidenciando busto e barriga. Se o busto é pequeno evidencia a barriga, e vice – versa. Têm cintura não muito definida, por isso a atenção vai para os ombros. As pernas podem ser magras e definidas, valorize -as. Ombros são maiores e os quadris estreitos. Apostar na parte de baixo, para dar impressão de maior volume. Abuse de pregas, bolsos, roupas com volume: (pantalona, pantacourt, saias rodadas…), estampas, cores claras. Na parte de cima abuse de cores escuras, decotes em V, destaque busto e pescoço.
USE: roupas volumosas na parte de baixo: bolsos, pantalonas, pantacourts, flare, saias rodadas. Peplum na barra dos tops. Listras verticais. Drapeado em alguns casos pode disfarçar. Cores escuras, golas não exageradas. Tecidos leves e fluidos. Decotes profundos. Mostre as pernas!!! Sapatos com detalhes que chamem atenção para as pernas. Bolsas tipo carteiro chamam atenção para os quadris.
EVITE: roupas justas, estampas em tops, colares volumosos. Leggings e skinny. Decotes canoa e listras horizontais. Vestidos e casacos acinturados. Parte de cima volumosas, tomara que caia. Ombreiras, mangas elaboradas.
DICAS PRÁTICAS PARA AS PRODUÇÕES DIÁRIAS:
– Mulheres baixas: evitem vestidos longos e sobretudos. Prefira casacos, shorts e vestidos curtos. Looks monocromáticos, listras verticais e salto alto dão a impressão de parecer mais alta.
– o sutiã perfeito faz a diferença, fisicamente e em questões de saúde, compre de acordo com as medidas de bojo e costas.
– lembrem que se quiserem esconder algo, aposte em cores escuras e se quiser mostrar aposte em cores claras e estampas. As estampas devem ser delicadas (se for mais cheinha) e grandes (se for magrinha)
– Alongar as pernas é sempre lindo independente do tipo de corpo, usem salto alto.
E aí? Já descobriu qual o seu tipo de corpo? Espero que aproveitem as informações acima e trabalhem as proporções do seu corpo, visando evidenciar os pontos fortes. É possível mudar o formato do corpo, com alimentação balanceada e exercícios físicos. Pode ser uma boa idéia se você quiser usar roupas que não sejam as mais indicadas para o seu tipo físico, mas, lembrem sempre que não é regra são apenas dicas…quem faz seu estilo é você!
Beijos e até a próxima!!!
One thought on “QUAL O SEU TIPO DE CORPO?”
Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!